Declarações de André Villas-Boas esta terça-feira, na Casa do FC Porto de Cantanhede
Corpo do artigo
Admite entrada de investidor? “O FC Porto já está a ser vendido, vocês é que ainda não viram. Para vender parte da SAD haveria que lançar o tema à AG, o que fizeram foi vender 30% da Porto Comercial. É preocupante e desvaloriza qualquer valor global do FC Porto. São maus sinais, olhamos com preocupação e decidi eu, enquanto sócio, acionista e candidato, endereçar uma carta a Pinto da Costa relativamente a algumas decisões que estão a ser tomadas. Se em oito dias corridos não responder, irei reunir um grupo de acionistas e aí será uma comunicação institucional, envolvendo a CMVM e obrigando a direito de resposta. Vender o FC Porto não é caminho, é perceber a vantagem competitiva enquanto clube de associados, temos valores, cultura, história. Um clube de um proprietário não tem esta cultura. Pela falta de governança, os clubes de associados recorrem a bancos internacionais para reestruturar a dívida, está a acontecer com Barcelona, Real Madrid. Aconteceu com o Sporting, se bem que o perdão ajudou bastante, e vai acontecer com o Benfica. Nas reuniões que tivemos, percebemos que o FC Porto ainda não se tinha sentado com as instituições bancárias internacioanis. ou não tentaram ou a banca não esteve interessada com base na governança. Nós fomos recebidos de braços abertos e vamos continuar nestes contactos exploratórios. Há muita banca e muitos fundos para ajudar em situações como a do FC Porto. mas ninguém quer ajudar quando os interesses são outros e estão ligados a comissões.”
Negócios passados: "Vou fazer aqui um jogo, deixe-me só abrir aqui uma página na internet. Bolat, Sami, Moussa Yaya, Alan Bidi, Inácio, Luizão, Kayembe, Mauro Caballero, Víctor García, Omar Govea, Raúl Gudiño, Leonardo Ruiz, Gleison, Celestin Djim, Tony djim, Marius. Lembra-se de algum? Escolher um jogador é uma responsabilidade perante os sócios, tem aqui jogadores que custaram três milhões. Samuel Portugal, sabe quando custou? Quatro milhões e ainda falta comprar parte do passe. Já o viu jogar? Se eu sei que determinado jogador não dá rendimento, não o escolho. Claro que há processos de recrutamento que correm melhor e pior. O FC Porto já despachou em janeiro jogadores que contratou no verão. As quantidades investidas são dispendiosas, uma gestão desportiva não pode ser isto, tenho de assegurar que me dá X e rendimento e X de potencial de venda. Em 12 anos, o nosso passivo dobrou, cresceu em mais de 250 milhões de euros. Estamos totalmente reféns dos nossos credores. Quero que isto entre na cabeça dos sócios, não quero fazer disto um cavalo de batalha.”
Bicada a Pinto da Costa: “Para a outra candidatura é tudo traidores. Há ideias opostas mas também há ideias iguais porque a outra candidatura copia o nosso programa, vou passar a pôr marca registada. Parece que a governança e a boa gestão finalmente entraram nas contas. Se eu fosse assim tão traidor não seria recebido assim por esta moldura humana.”
Academia: "Quando soltei o que disse sobre a academia da Maia, o FC Porto fez um comunicado sobre mim, que eu tinha dito que era um chorrilho de mentiras e eles iam provar que não. Agora falou o vereador e a coisa está quente. Parece que a academia se pode tornar num caso de polícia. Uma formação não pode estar longe do futebol profissional, por questões logísticas e até de sonho. Eu tenciono estar ali, nos seniores, naquele sítio, é um sentido de pertença."
Mais sobre a academia: "Desta vez não fui eu que falei, foi o vereador que falou de interesses de outras pessoas e as próprias pessoas vieram desmentir e não me meto nisso. Falei em chorrilhos de mentiras porque disseram que os tratores iam para lá e os tratores não estão lá coisa nenhuma. O FC Porto já desmentiu o seu próprio administrador financeiro que dizia que o FC Porto pagaria uma renda, agora já dizem que vão ser proprietários dos terrenos. Ninguém entende nada.”