André Villas-Boas discursou no Jantar de confraternização com Portistas de Angola, que decorreu na Casa do FC Porto de Luanda
Corpo do artigo
A Casa do FC Porto: "Neste belo espaço que é a Casa do FC Porto de Luanda, fazem-se muitos adeptos e associados do FC Porto, angolanos e portugueses que se identificam e revêm nos nossos valores e comungam dessa alegria. Que todas as semanas vibram com o nosso clube e que tendo oportunidade nos visitam nessa casa e, sempre que podem, no nosso estádio. Também para esses, sobretudo para esses, que são a nossa razão de ser, está na hora de reafirmarmos e tornarmos mais efetivo o nosso compromisso e lhes darmos mais razões para alimentar o nosso amor pelo FC Porto. Para que isso aconteça, a casa do FC Porto em Luanda, tem sido um dos nossos mais relevantes pontas de lança. Ser uma casa do FC Porto é ser muito mais que um espaço onde nos juntamos para ver um jogo ou apenas conviver. Ser Porto é fazer acontecer, é criar e dinamizar uma comunidade que tem como objetivo concretizar os nossos valores, desportivos e sociais. É isso que nos distingue dos outros. Desde a nossa fundação, em 1893, sabemos que por trás de cada vitória há trabalho e compromisso com a comunidade. Ser FC Porto e por extensão orgânica, ser Casa do FCPorto em Luanda, é deixar marca na comunidade, é fazer parte dela e contribuir para o seu melhoramento contínuo e, nesse campo, vocês têm sido inexcedíveis. São já várias as marcas feitas de um percurso que vos orgulha e a nós, casa-mãe, nos honra."
A Academia de Futebol: "A minha deslocação à Academia de Futebol de Angola que serviu dois propósitos: o primeiro, o aferir da qualidade com que se está a trabalhar o futebol de formação em Angola; e o segundo o de projetar a base de entendimento para uma cooperação futura entre as duas instituições, que, infelizmente, desde 2013, não é respeitada. Seja qual for o vínculo que venha a ser estabelecido no futuro, contem desde já com o FC Porto para a dinamização e estreitar das relações humanas e institucionais na esperança da criação de novas sinergias de colaboração e cooperação."
Para ficar: "Sem querer ultrapassar os limites da privacidade que se exige no âmbito das reuniões que hoje tivemos com o Ministro da Juventude e Desportos de Angola, Exmo Rui Falcão, e com o Governador de Luanda, o Exmo Sr. Dr. Luís Nunes, dizer-vos que o FC Porto está aqui para ficar, quer ser uma marca ainda mais relevante em Angola e, dentro do seu conhecimento, contribuir para o crescimento do desporto angolano, beneficiando de todo o seu potencial, mas também como forma de estar próximo de tão maravilhosa nação portista aqui presente. As reuniões levaram-nos para os mais variados campos do Desporto. Não só os que dizem respeito a tudo o que advém de positivo relacionado com a prática do mesmo – o valor da superação, da cooperação, da transcendência e do esforço em prol de um bem superior – como também do que negativo se trata como a exclusão, a discriminação e a desigualdade de género."