Villas-Boas já tomou posse como presidente do FC Porto: recorde imagens e declarações
Estádio do Dragão recebeu a cerimónia
Leia o discurso da íntegra de André Villas-Boas na tomada de posse como 32º presidente do FC Porto:
"Ex.mas senhoras e senhores convidados, caras e caros amigos,
Queria desde já, saudar todos os membros dos atuais e passados órgãos sociais, todos os treinadores, capitães de equipa, jogadoras e jogadores, atletas, funcionários e colaboradores, bem como todos os sócios, adeptos e simpatizantes do nosso querido FC Porto aqui presentes.
Permitam-me com a mesma emoção e reconhecimento saudar também todos aqueles que connosco estão em espírito. Todas as pessoas que dignificaram este Clube com o seu esforço ajudando a torná-la no que ele hoje é!
Uma Instituição fundamental para o crescimento social e cultural da Cidade, da Região Norte e do País, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes e da sua cultura.
Ser Portista é um estado de alma e é nessa unidade que aqui nos encontramos.
Hoje damos início a uma nova era na história do nosso Clube.
Uma era que terá o meu compromisso, e de todos os que integram a minha equipa, para elevar o bom nome do FC Porto vincado pelo sentido de exigência de todos os Portistas e respeitando a importância do seu palmarés.
Vivemos até há dias um ciclo eleitoral vivo, dominado pela vitalidade e vontade dos Sócios em imprimir uma mudança histórica no rumo do Futebol Clube do Porto.
Nessa vontade, sabemos que resistem três pilares fundamentais que obrigarão esta nova direção a elevar-se para responder à altura da confiança em nós depositada:
- O primeiro, o de um FC Porto dos Associados, respeitador da sua génese, representativo da emoção e amor de cada um por esta Instituição. Um Clube dos Sócios e para os Sócios;
- O segundo, o de um FC Porto vencedor, indomável, imortal, temido pelos seus adversários, que joga em cada campo e em cada modalidade para ganhar;
- O terceiro, o de um FC Porto moderno, arrojado, organizado, estruturado, transparente e financeiramente sustentável!
Todos amamos o FC Porto e todos o queremos no lugar onde ele merece estar. O Primeiro lugar sempre!
Na passada semana foi timbrada a letras de ouro uma das mais belas páginas da vida do Associativismo do nosso Clube.
O ato eleitoral de 27 de abril decorreu de forma exemplar e isso só foi possível pela dedicação inexcedível dos funcionários e colaboradores do FC Porto bem como dos presidentes e delegados às mesas e do esforço contagiante de muito gente que trabalhou afincadamente para que o mesmo corresse de forma ordeira e transparente.
Saúdo a direção irrepreensível do Presidente da Mesa da Assembleia Geral o Dr. Lourenço Pinto.
Nesse ato solene, democrático do qual tenho a certeza de que Vossa Excelência está honrado, foi feita história, pelo que, em nome de todos os Portistas, lhe agradeço a sua dedicação, emprenho e coragem.
Graças a ele, tomo hoje posse como o 32º Presidente do FC Porto.
Assumo este cargo, legitimado por um amplo apoio. Votaram neste ato eleitoral mais de 27.000 sócios, a maior votação de sempre da história do Clube.
Desse ato restou a força e a certeza de que, “Só Há um Porto”, aquele que nos define e aquele que defendemos.
Iremos lutar por este Clube juntos, do mesmo lado da barreira, de modo a vencermos todos, não só os que marcaram o passado, mas também os que marcarão o futuro!
Sinto-me honrado e orgulhoso por terem confiado e escolhido o nosso projeto para o Clube. De vós, Sócios, Adeptos e Simpatizantes, espero exigência e vontade de vencer.
De mim, de toda a minha equipa, garanto-vos empenho, dedicação e amor ao FC Porto. Estamos aqui apenas e só para o servir, com entrega de corpo e alma, com trabalho, com uma visão que nos transportará para a modernidade sabendo que o caminho será duro, mas com o vosso apoio triunfaremos.
Este dia convoca-nos também para um sentimento de grande emoção.
Não existem palavras para descrever ou até agradecer tudo o que fez pelo FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. O Presidente dos Presidentes não é metáfora! É memória, é respeito e gratidão, mas é sobretudo obra, vitória e glória.
Uma “folha de serviços” única, que traz consigo um pensar vivo e presente:
“Este é o FC Porto que vos deixo, cuidem dele”.
Jorge Nuno Pinto da Costa: assim o iremos fazer.
O seu legado é eterno e será sempre respeitado.
Não poderia deixar de terminar este discurso sem fazer um apelo ao bom senso da Administração da SAD do FC Porto! A vossa renúncia não seria jamais considerada um ato de fuga, mas sim, um ato nobre que vos elevaria.
O Clube não tem dois presidentes, tem um presidente eleito pela vontade expressa dos Sócios numa mudança. Atrasar o inevitável é adiar a construção de um FC Porto mais forte de futuro e estou seguro de que é isso que vossas Excelências desejam.
A todos os Associados do FC Porto, a todos os Portistas e Convidados aqui presentes, o meu muito obrigado por tornarem este dia, um dia histórico do futuro do FC Porto!
Só Há um Porto!
Viva o FC Porto!"
Imagem do momento em que André Villas-Boas se torna, formalmente, no 32º presidente do FC Porto, sucedendo a Pinto da Costa:
Imagem do presidente André Villas-Boas durante o seu discurso:
Depois de finalizado o discurso de André Villas-Boas, ouviram-se gritos de "Porto, Porto, Porto". Agora é entoado o hino do FC Porto.
André Villas-Boas vai, agora, fazer o primeiro discurso depois de, oficialmente, ter tomado posse como 32º presidente do FC Porto.
Todos os presentes na sala aplaudem de pé Pinto da Costa, quando André Villas-Boas promete respeitar o legado.
José Lourenço Pinto aplaudido de pé na sala pela forma como organizou as eleições.
"Ex.mas senhoras e senhores convidados, caras e caros amigos,
Queria desde já, saudar todos os membros dos atuais e passados órgãos sociais, todos os treinadores, capitães de equipa, jogadoras e jogadores, atletas, funcionários e colaboradores, bem como todos os sócios, adeptos e simpatizantes do nosso querido FC Porto aqui presentes.
Permitam-me com a mesma emoção e reconhecimento saudar também todos aqueles que connosco estão em espírito. Todas as pessoas que dignificaram este Clube com o seu esforço ajudando a torná-la no que ele hoje é!"
Mais um momento marcante no Estádio do Dragão: Pinto da Costa é chamado ao palco e é aplaudido de pé por todos os elementos presentes na cerimónia. O antigo presidente do dragões está visivelmente emocionado.
Vítor Baía chamado ao palco.
Pedro Proença, presidente da Liga Portugal:
Faltam poucos minutos para o discurso de André Villas-Boas, que já subiu ao palco para tomar posse como novo presidente do FC Porto.
Tomada de posse: "É um dia importante, um dia que marca uma viragem, de um passado feito de muitos sucessos, mas também uma nova página que acredito que para os associados do FC Porto seja de uma vontade de mudança. Obviamente teria de estar presente. O FC Porto é uma das grandes marcas mundiais e desejo as maiores felicidades ao novo elenco, mas também para dar palavra de reconhecimento aos anteriores órgãos sociais."
Mudança geracional: "Há um novo contexto sócio-económico e desportivo que obriga a mudanças. O futebol hoje é diferente do que era há uns anos. É uma indústria que contribui com 0,3% para o PIB. Paga mais de 200 milhões de impostos. Há uma nova realidade empresarial. Essa mudança faz-se paulatinamente, mas também com respeito pelo passado."
Falar com Villas-Boas: Uma declaração de interesses. Tenho relação como árbitro da altura em que o André Villas-Boas era treinador. Teremos tempo para falar dos objetivos e compromissos do futebol profissional e onde o FC Porto tem uma palavra preponderante."
José Lourenço Pinto, o cessante presidente da mesa da Assembleia Geral: "Aos membros cessantes, uma palavra de gratidão por aquilo que fizeram pelo FC Porto. Um abraço profundo ao presidente Pinto da Costa. Aos novos que vão tomar posse, uma palavra de esperança e fé. Muito obrigado pela vossa presença, abrilhanta e testemunha este ato. Um fortíssimo abraço a todos os sócios, corporizado no meu sucessor, António Tavares, que espero que continue com a tarefa com mais sorte do que tive nos últimos tempos."
António Tavares, o novo presidente da mesa da Assembleia Geral: "É um momento solene e de responsabilidade. Presto homenagem ao Dr. Lourenço Pinto pela forma como, nos últimos tempos, soube dirigir e salvaguardar a reputação do FC Porto. Por isso, o meu muito obrigado. Enquanto representante de todos os adeptos, sócios e simpatizantes do FC Porto, queria reafirmar que encaro este lugar com responsabilidade, de forma a ajudar o clube a continuar na senda de vitórias. O nosso presidente Pinto da Costa continuará a ter um papel muito importante na vida do FC Porto."
Nesta altura, vários elementos estão a ser chamados, individualmente, ao palco, a fim de tomarem posse.
O cumprimento entre Pinto da Costa e André Villas-Boas:
Momento histórico: André Villas-Boas, 32º presidente do FC Porto, sobe ao palco e toma posse. Enorme salva de palmas na sala, com todos os presentes a levantarem-se das respetivas cadeiras.
Neste momento, vários membros da nova direção estão a ser chamados ao palco e a tomarem posse.
Rui Pedroto, filho do histórico treinador do FC Porto, José Maria Pedroto, foi o primeiro vice-presidente da Direção de Villas-Boas a tomar posse.
Algumas imagens da cerimónia, partilhadas pelo FC Porto:
Toma posse o presidente da mesa da Assembleia Geral.
Inicia-se a cerimónia.
Pinto da Costa e Vítor Baía acabam de entrar na sala onde se procederá a cerimónia.
Os capitães das equipas de andebol e basquetebol estão presentes na cerimónia.
Miguel Coelho, treinador da equipa de voleibol feminino, também está presente.
D. Américo Aguiar, membro do Conselho Superior eleito pela Lista A, também na sala.
Manuel Pizarro, ex-Ministro da Saúde, também está no Estádio do Dragão.
André Villas-Boas vai assumir a presidência do FC Porto, na cerimónia de posse dos órgãos sociais da direção encabeçada pelo antigo treinador do clube, 10 dias depois de derrotar Pinto da Costa nas eleições azuis e brancas. A cerimónia arranca às 12h00, no Estádio do Dragão, no Porto, e vai consumar a entrada em ação dos novos corpos gerentes para o quadriénio 2024-2028, eleitos em 27 de abril último, com um triunfo folgado da lista B no sufrágio mais disputado da história do clube.
Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto: "É um dia especial para a cidade e para a região. O FC Porto é uma das grandes marcas do país".
André Villas-Boas, bem disposto, ao lado de Jorge Costa:
Imagem da chegada de André Villas-Boas, o novo presidente do FC Porto:
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, está presente na cerimónia.
Ricardo Moreira, antigo andebolista do FC Porto: "Esperemos que se continuem a somar vitórias, conquistas e títulos. É disso que os adeptos vivem e é para isso que o clube existe".
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, acaba de chegar ao Estádio do Dragão.
Vão estar 450 convidados na cerimónia da tomada de posse.
Clube divulgou um vídeo a assinalar a liderança do clube ao longo dos últimos 42 anos.
André Villas-Boas vai suceder a Pinto da Costa como presidente da Direção do FC Porto, enquanto António Tavares rende José Lourenço Pinto na chefia da Mesa da Assembleia Geral e Jorge Guimarães dará lugar a Angelino Ferreira no Conselho Fiscal e Disciplinar. Já Fernando Freire de Sousa foi o primeiro nome indicado para o Conselho Superior, que tem 20 membros efetivos, dos quais 15 foram eleitos pela Lista B, quatro pela candidatura de Pinto da Costa (A) e um pelo movimento independente encabeçado pelo advogado e professor universitário Miguel Brás da Cunha (D), que só concorreu ao órgão consultivo.
