Villas-Boas: "Gabri Veiga abdica de mais de 90% do salário para jogar pelo FC Porto"
Declarações do presidente do FC Porto à margem da cerimónia de assinatura do protocolo com a CM Gaia pelo CAR, que decorreu na manhã desta quinta-feira, na Câmara de Gaia
Corpo do artigo
Protocolo com a CM Gaia: “Basicamente dá-se início ao processo de colaboração entre as duas instituições, entre o FC Porto e a Câmara Municipal de Gaia, para todo o apoio logístico, urbanístico, operacional, paisagístico também, porque temos toda uma área envolvente que vamos ceder à Câmara Municipal de Gaia para a construção de opções de lazer e bem-estar para as pessoas, para a população do Olival e para os gaienses. Portanto, este é um protocolo que dá início a essa colaboração estreita entre as duas instituições. Evidentemente, agora iremos passar por todo o processo que está relacionado com o licenciamento da obra, com a sua construção, com movimentos de terras que estão associados à construção do mesmo Centro de Alto Rendimento e, portanto, teremos ainda mais algum tempo pela frente até finalmente vermos a obra construída. No entanto, dar-vos nota que a escritura pública foi feita recentemente, o FC Porto adquiriu finalmente os terrenos, a operação para a qual o FC Porto não teve que se financiar, comprou os terrenos com os seus meios e isto é revelador também de um trabalho de excelência que fizemos nos últimos 12 meses para a recuperação financeira do FC Porto e também a sua credibilidade na banca nacional e internacional. Portanto, pequenos passos para esta construção de uma peça fundamental para o FC Porto, peça determinante, estruturante, onde se instalarão as nossas equipas de futebol profissional, incluindo a equipa principal e, dessa forma, movendo tudo o que é a formação do FC Porto para o CTFD Olival.”
Gabri Veiga irá ter a oportunidade de conhecer este novo espaço? “Vamos ver, estamos numa fase cada vez mais próxima de um acordo total, evidentemente que há sempre imprevistos que podem acontecer, gostávamos muito de contar com a presença dele para o Mundial de Clubes, ou seja, fazer uso desta janela especial que abre de 1 a 10 de junho. No entanto, o jogador ainda é jogador do Al Ahli, com o qual temos excelentes relações. Estamos a negociar com o clube para ver se é possível. Não queríamos entrar em loucuras, queremos ser comedidos na transferência. É um grande talento jovem e europeu, com grande proximidade, evidentemente, por ter nascido em Porrinho, por ter-se desenvolvido no Celta de Vigo e esperemos levar a bom porto as negociações.
Contexto financeiro? Jogador demonstrou vontade de vir para o FC Porto? “Sim, naturalmente temos a autorização do Al Ahli para falar com o jogador, que mostrou a sua vontade e claro está, como podem bem calcular, o jogador abdica de mais de 90 por cento do seu salário para jogar pelo FC Porto. Tudo isto é louvável na carreira de um desportista, que normalmente toma muitas das opções no sentido de recuperarem ou de adquirirem ganho financeiro com as suas transferências. O Gabri faz precisamente o movimento inverso, agora depende um pouco das conclusões das negociações, que espero que se consigam fazer nos próximos anos.”