Declarações de André Villas-Boas, candidato às eleições do FC Porto - marcadas para 27 de abril - na entrevista à SIC
Corpo do artigo
Zubizarreta, Barcelona também ficou com problemas financeiros: "Isso é um bocado ingrato e ainda hoje o presidente Bartomeu fez um mea culpa. Sei perfeitamente o que aconteceu em Marselha. Houve muita imposição do Rudi Garcia relativamente às transferências. Andoni sabe perfeitamente o que quero, a cultura desportiva que quero implementar."
Zubizarreta não está habituado a ter pouca capacidade financeira: "Aqui adaptamo-nos à realidade do clube e temos de olhar para a formação. Também podia perguntar quantos jogadores da formação do Barcelona passaram para a equipa principal. Podemos ver o copo de duas maneiras. É ingrato colocar em causa as suas capacidades."
Jorge Costa e André Villas-Boas com nível de treinador: "Pode ser uma valência. Quando as estruturas são montadas para que o treinador apenas se dedique a treinar a sua equipa principal, são estruturas de sonho. Era assim que que via a estrutura em 2010/11, dedicava-me apenas em retirar o máximo de rendimento da equipa."
Presidente não remunerado: "Nos clubes espanhóis normalmente é assim, as pessoas devem servir os clubes em vez de se servirem deles."
Com esta posição no campeonato, o treinador seria despedido? "É uma pergunta para o outro candidato. Depende de vários cenários. Todos sabemos quais são as nossas exigências e expectativas. Na liga é evidente que o rendimento não está ao nível. Vários fatores levaram à situação atual, do desportivo às decisões de arbitragem. Normalmente é um sentido de motivação para as épocas seguintes. Aconteceu-me isso quando fui treinador, vinha de um ano em que o FC Porto tinha ficado em terceiro lugar. Esta não é uma boa temporada na liga."
Vencimentos de diretor desportivo e da SAD: "As boas competencias têm um preço. Quando se paga muito por más competências é que é um problema."
Sobre Sérgio Conceição: "Tenho uma visão muito clara do que quero na direção desportiva. todos os treinadores podem sentir-se mais ou menos confortáveis com este delinear de diferentes cargos, convém perceber as motivações do treinador. Ele manteve-se afastado do ato eleitoral. sento-me com ele e explico o programa. É uma coisa para decidir a dois e não apenas uma intenção. Se disser que não, terei de ir ao mercado contratar um treinador. Se já está identificado? Todos os sócios sabem perfeitamente qual é o treinador com ADN FC Porto. Sei perfeitamente o que quero relativamente a essa função. É a margem normal do mercado."