Villas-Boas e o anúncio da renovação de Sérgio Conceição: "Única crítica é ao presidente, pare de brincar com os sócios"
Declarações de André Villas-Boas depois do encerramento do campanha no Arena Super Bock, no Porto. O ex-treinador concorre com Pinto da Costa e Nuno Lobo ao ato eleitoral de sábado
Corpo do artigo
Pinto da Costa anunciou a renovação de Sérgio Conceição: "Continuo focado em sentar-me com o treinador e discutir o projeto, porque é muito importante para nós demonstrar o que é que é a nossa filosofia desportiva daqui para a frente e que o treinador também tenha esse entendimento. A única crítica aqui a fazer, e aguardarei a tomada de posição do treinador oficialmente, visto que várias das promessas e das frases que o presidente tem dito ao longo desta caminhada, muitas delas têm sido falsas. Como a do David Carmo estar vendido e a do futebol feminino, etc. Esperarei para ver as preocupações do treinador, as suas razões. Tenho a mesma intenção de me sentar com o treinador, de mostrar o nosso projeto, ver qual é a viabilidade de um trabalho conjunto."
Crítica a Pinto da Costa: "A única crítica que eu deixo aqui é ao presidente, que deixe de brincar com os sócios do FC Porto. Porque estamos a quatro dias das eleições, ou três dias das eleições, e já chega de tomar decisões estruturantes que podem colocar em causa o bom futuro do FC Porto. Que respeite os sócios, que deixe os sócios votar, que os sócios votem em liberdade, se é o seu projeto que tome essas decisões todas que está a tomar depois. Agora, ter tomado a quantidade de decisões que ele tomou a 15 dias das eleições, é absolutamente vergonhoso, e os sócios do FC Porto não merecem."
Desiludido? "Estou estupefacto. Além de desiludido, estou estupefacto que o senhor presidente continue a tomar estas decisões. E que continue a arranjar amuletos para sustentar a sua candidatura, visto que a força desta é imparável. Já me dá a sensação que é um ato de desespero. Ele não merece ter esse ato de desespero, porque nós queremos elevá-lo em tudo o que ele atingiu pelo FC Porto. Agora, já chega. Porque é realmente demais."
A renovação: "Gostava de aguardar as declarações do treinador para perceber precisamente o seu entendimento. Em primeiro lugar, é preciso estabilidade para a equipa porque tem um jogo muito importante no domingo contra o Sporting. Todos nós queremos a vitória porque não podemos terminar este campeonato a 18 pontos do primeiro lugar nem a 11 pontos do segundo lugar. Quero desejar sorte à equipa, estabilidade à equipa, que o treinador consiga motivar a equipa também para a final da Taça para ganharmos a Taça de Portugal e terminarmos todos uma época desportiva da melhor maneira. Custa-me que estas decisões estejam a ser tomadas em cima do ato eleitoral, acho que não era necessário".
Sobre Francisco Conceição: "São situações diferentes. A única coisa que me entristece neste negócio é a quantidade de percentagem que foi dada ao jogador. Porque, entendendo que o mesmo faz um esforço financeiro para baixar o seu salário relativamente ao que ganhava no Ajax, 20% de futura transferência para um jogador é algo que não existe normalmente. Não quero pôr em causa a estabilidade do jogador. É um jogador que nós gostamos, com o qual os portistas se identificam, que representa tudo o que o FC Porto deve ser, esse sentido de pertença que os sócios gostam tanto. Agora, não me parece um bom negócio, sinceramente. [Comprado pelo dobro...] Sim, mas isso faz parte das condições de compra obrigatórias que o Ajax colocou no contrato e o FC Porto aceitou. Agora, o que está em causa aqui é a renegociação desse contrato e as condições que estão a ser vinculadas".