Declarações do presidente do FC Porto na cerimónia de assinatura do protocolo com a CM Gaia pelo CAR, que decorreu na manhã desta quinta-feira, na Câmara de Gaia
Corpo do artigo
André Villas-Boas, em discurso na assinatura do protocolo com a CM Gaia pelo Centro de Alto Rendimento do FC Porto, afirmou que "na alta competição, a necessidade de criar melhores condições de treino assume um papel fundamental". "Investir numa infraestrutura desta importância também requer muita responsabilidade, rigor, planeamento e sustentabilidade financeira", acrescentou, explicando de seguida:
"Nesse sentido, demos cada um dos nossos passos, de forma cautelosa, suscitando dúvidas e levantando questões, de que, com o tempo e a inclinação estreita de uma Câmara Municipal de Gaia, Sr. Presidente, senhores arquitetos e demais responsáveis do planeamento, conseguimos obter as respostas necessárias para que hoje se assinasse o relatório de cooperação entre as duas instituições. Onde, não só se está em lista o processo de materialização de uma obra decisiva no crescimento patrimonial e intraestrutural do futebol português, como também a cultivação, a valorização de uma das freguesias periféricas do Centro Natural de Portugal Municipal. No futuro, esta parceria será determinante para o crescimento de novos talentos, com a criação de novas infraestruturas, que são fundamentais e vai centralizar operação e ligação entre os escalões jovens e as equipas profissionais."
Confira o discurso de André Villas-Boas na íntegra:
"Desde o primeiro dia que o clube ganhou forma, há mais de 130 anos, que a história com a cidade de Gaia mescla-se de forma natural e fluída. Gaia é um dos maiores centros com sócios do FC Porto, deu-nos gloriosos atletas em várias modalidades. Temos em comum uma história feita de gente que partilha o amor pelo azul e branco, entregando-se ao clube com paixão e intensidade.
Nos últimos 23 anos, o centro de treinos do Olival revelou-se fundamental para o nosso sucesso e no futuro será determinante para a criação de novos talentos do FC Porto que se verão dotados de condições para desenvolver as suas capacidades. Na alta competição, a necessidade de criar melhores condições de treino assume um papel fundamental, de forma a criar projetos formativos de forma identidade e cultura Porto.
Investir numa infraestrutura desta importância requer também muita responsabilidade, rigor, planeamento e sustentabilidade financeira. Nesse sentido, demos cada um dos nossos passos, de forma cautelosa, suscitando dúvidas e levantando questões, de que, com o tempo e a inclinação estreita de uma Câmara Municipal de Gaia, Sr. Presidente, senhores arquitetos e demais responsáveis do planeamento, conseguimos obter as respostas necessárias para que hoje se assinasse o relatório de cooperação entre as duas instituições. Onde, não só se está em lista o processo de materialização de uma obra decisiva no crescimento patrimonial e intraestrutural do futebol português, como também a cultivação, a valorização de uma das freguesias periféricas do Centro Natural de Portugal Municipal.
No futuro, esta parceria será determinante para o crescimento de novos talentos, com a criação de novas infraestruturas, que são fundamentais e vai centralizar operação e ligação entre os escalões jovens e as equipas profissionais.
Na escolha do arquiteto Silva Garcia para liderar este projeto, encontramos um profissional reconhecido, respeitável e sério e estou seguro de que teremos assegurado a excelência funcional, arquitetónica e paisagística e ambiental de convivência com o envolvente natural e humano do espaço. Todos estes aspectos convergem para o propósito deste empreendimento, construir um portal capaz de acolher uma equipa de elite que aqui encontre os seus meios para se concentrar unicamente no enriquecimento constante das suas capacidades e da sua performance. O projeto trouxe desde a sua agência um parecer amplamente favorável por parte do município e também, desde aí, ficou clara a vontade de ser desenvolvida em estreita articulação entre ambas as entidades.
Este protocolo assegura-nos o apoio necessário a questões técnicas, legais e humanísticas associadas à construção bem como a articulação de intervenções no espaço público que valorizem a implementação do Centro de Alto Rendimento naquele local. Esta abertura é para nós muito importante. Os nossos agradecimentos à autarquia por mais uma vez nos acolherem de forma tão explicadora.
Seremos empenhados parceiros em iniciativas da Câmara Municipal de Gaia para que promovam as suas políticas ativas de prática, de atividade física, de desporto e de tempos livres junto da população nomeadamente mais jovem. Esta cooperação quotidiana, no dia-a-dia dos gaienses reforça a missão do Futebol Clube Porto ser também um objeto ativo e uma transformação positiva da sociedade investindo no bem-estar, na prática desportiva e no desenvolvimento das comunidades onde têm servido. Ao presidente da Câmara Municipal de Gaia, ao seu município e à sua Assembleia Municipal, aos gaienses a todos aqui presentes e em nome do FC Porto e da sua Direção, o nosso muito obrigado."