Villas-Boas: "Debate com os outros candidatos? Se for um contra um, podem contar comigo"
André Villas-Boas, candidato à presidência do FC Porto, deu uma entrevista ao programa "Hora da Verdade", uma parceira entre a Rádio Renascença e o jornal Público
Corpo do artigo
Fará uma auditoria às contas da SAD? "Neste momento vamos chamar-lhe uma análise profunda às contas. O que temos em programa eleitoral é uma auditoria forense às transferências na equipa B e uma auditoria forense à bilhética do FC Porto."
Estratégia para impedir saída de jogadores em final de contrato? "Planeamento e visão, a curto, médio e longo prazo, o que nunca houve. O FC Porto acaba por ficar refém por não planear a tempo. É difícil, sei que é difícil, pode acontecer connosco da mesma forma, agora não pode é acontecer permanentemente e no FC Porto acontece permanentemente. E por causa disso, só em sete jogadores – Mbemba, Uribe, Herrera, Marcano, entre tantos outros –, tivemos perdas de 50 e tal milhões de euros, que foi o valor do passe dos jogadores quando os comprámos."
Defende a limitação de mandatos? "Vindos de uma direção que esteve 40 e tal anos na presidência, eu prefiro que sejam os sócios a lançar essa limitação. Para mim faz todo o sentido, dou-lhe a minha opinião. Faz sentido também que o presidente do FC Porto não seja remunerado também, assim dizem os estatutos relativamente à direção, evidentemente são remunerados na sociedade desportiva. São temas e tópicos quentes que acho que devem ser debatidos em sede de assembleia geral com os sócios, sempre com os sócios a aprovarem o que seriam as decisões tão estruturantes relativamente aos estatutos do clube."
Desiludido por não haver um debate com os outros candidatos? "Não, porque as candidaturas ainda não se oficializaram. A partir do momento em que se oficializem, da minha parte tenho total abertura. Se vão ser quentinhos, provavelmente [risos]."
Acha que vai haver um debate? "Não sei. Tinha de haver aceitação por parte dos três [candidatos]. Acho que há aqui duas candidaturas muito fortes e há uma que repete a candidatura de 2020 mas que parece estar muito aliada à candidatura de Jorge Nuno Pinto da Costa. Portanto, se for um contra dois, se calhar não contem comigo. Se for um contra um, podem contar comigo."