O espanhol tem uma vasta experiência neste tipo de funções, tendo passado pelo Athletic de Bilbau, pelo Barcelona e pelo Marselha, clube onde privou com o antigo treinador.
Corpo do artigo
O nome há muito apontado como principal candidato a liderar a direção desportiva do FC Porto se André Villas-Boas vencer as eleições de 27 de abril foi anunciado esta tarde/noite: Andoni Zubizarreta, de 62 anos, é o escolhido para liderar uma área fundamental, na qual o aspirante a presidente pretende realizar uma profunda remodelação. O espanhol tem uma vasta experiência neste tipo de funções, tendo passado pelo Athletic de Bilbau, pelo Barcelona e pelo Marselha, clube onde privou com o antigo treinador.
Além de um assistente, contará com uma equipa formada por cinco diretores, distribuídos por cinco gabinetes: futebol profissional, scouting, formação - que ficará encarregue também do futsal -, futebol feminino e performance. Este gabinete, que será transversal aos vários escalões dos azuis e brancos, ficará a cargo de Pedro Silva, mestre em treino de alto rendimento e doutorado em Ciências do Desporto, que colaborou com AVB nas passagens por Zenit, Shanghai SIPG e Marselha.