Foi sob o comando de Luis Zubeldía que o reforço leonino se afirmou em definitivo no ataque do Racing, antes de rumar à Europa. Técnico aconselha a jogar em 4x4x2 com Vietto e um lutador.
Corpo do artigo
O JOGO já o antecipara e uma incursão pelas raízes do reforço para o ataque dos leões vem confirmar as primeiras indicações recolhidas pelo nosso jornal: Vietto pede mesmo uma nova tática a Keizer.
Avançado vai evoluindo na Academia, no arranque da pré-época. Diz o técnico que o lançou que precisa de alguém ao lado que faça o trabalho sujo
Isto porque Luis Zubeldía, o técnico que consolidou a sua afirmação na equipa principal do Racing, em 2012/13, o vê jogar em 4x4x2 com outro avançado que faça o trabalho de sapa, porque esse Luciano Vietto não o faz. Ou seja, terá de ter ao lado um jogador ao estilo de Luiz Phellype, por exemplo, um combativo.
"As principais virtudes que vi em Vietto para jogar na Primeira estão relacionadas com a sua capacidade goleadora. Fazia golos de todas as formas e feitios, de qualquer sítio, em qualquer circunstância. É um goleador", começa por referir Zubeldía, antes de prosseguir: "Onde ele me apresentou maior rendimento foi a jogar sozinho como 9, apoiado por um médio-ofensivo que faça o sacrifício defensivo, porque essa parte o Vietto não faz. Talvez seja mesmo o que mais lhe custa fazer."
"Os treinadores que optam por jogar com um 9 mais possante, utilizaram-no como segundo avançado e nessa posição tem de fazer um trabalho defensivo, baixando com o trinco adversário, contrariando as suas ações. Nisso, sente dificuldades, porque perde capacidade de marcar e o seu consumo de oxigénio não é dos melhores e cansa-se muito", revela o técnico que apostou em definitivo em Vietto no Racing em 2012/13, época da afirmação do agora leão na equipa principal antes do salto para a Europa, para o Villarreal, em 2014/15. "Por isso, creio que a melhor forma para Vietto render é jogar ao lado de outro avançado que faça o trabalho sujo e o liberte para pensar no golo", concretiza Zubeldía no depoimento prestado ao nosso jornal.
11063120
"É um avançado espetacular, pela sua capacidade técnica e goleadora. Pensa no golo nos 95 minutos que duram os jogos", explica ainda o técnico de 38 anos anos, agora ao comando do Lanús, antes de se pronunciar sobre os diversos papéis já desempenhados por Vietto nas várias equipas que já representou: "Já jogou por fora, como 9, a segundo avançado, mas acho que onde ele rende mais é nos últimos metros, perto da baliza contrária."
"Tem um estilo parecido ao Kun Aguero", atira Zubeldía, para passar a concretizar: "Ele gosta de ser o goleador da equipa e apesar de não ter uma morfologia de choque, de combate, gosta de ser o 9 da equipa." Desafiado a deixar um conselho ao ex-pupilo, Zubeldía defende-se, deixando... mais encómios: "Não o tenho visto nas últimas épocas, não posso dizer o que lhe falta melhorar, mas posso dizer que é um jogador e um goleador espetacular."