Vieira sobre Rui Costa: "Direção incompetente, o Benfica é uma autêntica bandalheira"
Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica, deu uma entrevista ao Canal NOW
Corpo do artigo
A gestão de Rui Costa: "É uma fragilidade o que tem feito nestes quatro anos. Veja o Estádio da Luz. Já nem sei se as cores são amarelas... É o nosso cartão de visita. Os arcos estão todos amarelados."
Falta de manutenção? "Eu nem quero olhar para aquilo. Acha que aquilo são as cores do Benfica? Qualquer infraestrutura nossa tem de ter as nossas cores e manutenção diária para preservar. Mas nem falo disso, basta não ter liderança. Agora fala-se de Benfica Rádio, mas nem foi apresentado um plano de negócio. A Benfica TV saiu de lá, já meteram pessoas e não funciona. É um projeto que não tem cabimento."
Perda de influência nos órgãos do futebol, Varandas ultrapassou Rui Costa? "Não estou a falar de cumplicidade. Achei foi que o Rui Costa foi completamente ultrapassado. O Frederico Varandas fez o trabalho dele. Toda a gente se lembra que esses lugares eram distribuídos pelos presidentes. Não falo do Rui Costa, não me interessa nada o Rui Costa. Garanto que o Rui Costa nem sabe nem pensou nisso. O Varandas defendeu os interesses do Sporting e muitíssimo bem. Fez o trabalho dele."
Se o Benfica ganhar até às eleições fragiliza Luís Filipe Vieira? "A mim não me fragiliza nada. Mal do Benfica se as eleições vão avaliar pessoas pelos últimos três ou quatro meses. A avaliação do Rui Costa já está feita. A minha avaliação do Rui Costa? A avaliação é negativa. Uma pessoa que seja fraca emocionalmente não pode ser presidente do Benfica."
Tem informadores dentro do Benfica? "Não tenho toupeiras. Têm o meu número de telefone e falam comigo. A informação chega. O que está a acontecer é demasiado grave, gera-se uma confusão. É uma autêntica bandalheira. O Benfica. Se tivermos um líder, eles sabem quem manda e têm alegria. Só umas 20 pessoas é que tem alegria. É os 'boys' mesmo. Eu não tinha 'boys'. Alguma vez permiti que me tratassem pelo nome?"
Colocou Rui Costa na presidência: "O Luis Filipe Vieira teve muita culpa e já pedi desculpa. O Rui Costa teve muito tempo para aprender. Eu disse que podia ser um bom presidente, mas não pensei estar tanto tempo fora. Para mudar o modelo do Benfica... O importante é o Benfica. Nada tenho pessoalmente contra o Rui Costa e não desejo mal. Não posso é ver o trabalho de 20 anos ser desmantelado em quatro anos. Nunca pensei ver aranhas, a pintura branca parece cinzenta. Temos de ter orgulho no que temos. Para não falar do Seixal. Até a relva cresce nas escadas. É falta de zelo, de manutenção. A pessoa que faz o serviço está lá, não está é o Luís Filipe Vieira a dizer 'amanhã não quero ver isto aqui'. Eu andava logo por ali de manhã e tirava fotografias."
Direção amolecida? "Amolecida e incompetente."