Vieira: "Mal seria se o Benfica estivesse sujeito a uma birra de um jogador qualquer..."
Declarações de Luís Filipe Vieira em entrevista à CMTV
Corpo do artigo
Modelo a implementar? "Ressurgimento vai passar pelo Seixal, dar continuidade ao trabalho que parou, expansão do Seixal, com unidade hoteleira e Seixal. O Benfica criou riqueza no Seixal, temos de continuar a criar. O Seixal foi abandonado, temos de fazer imediatamente o hotel e o colégio. Governámos muito bem, todos sabem o meu modelo."
Modelo do Bayern? "Neste momento é premente é recuperar o Benfica, não é possível fazer isso neste momento."
Os sócios não perdem influência no novo modelo? "Nunca, mesmo no passado, quando quis fazer a OPA, seja comigo ou outro qualquer vão perder influência. O modelo do Bayern todos sabem que a SAD tem três acionistas de referência. Volkswagen, Adidas e Allianz seguradora. A SAD há quatro anos o modelo foi alterado e tudo desapareceu. Comigo deu resultados."
Limitação de mandatos? "Só vou fazer um mandato. Se fizer um tetra vou ter de ficar para o penta."
Mas aí será mais um mandato? "Se fizer o tetra os sócios vão votar em mim."
Centralização? "Tudo o que seja abaixo de 70 M€ o Benfica será lesado. Se alguém inovou nos direitos televisivos foi o Benfica comigo e com Domingos Soares Oliveira. Nos direitos não vamos ter problemas, na centralização temos de colaborar. Temos de impor-nos enquanto clubes para combater a pirataria."
Casas do Benfica: "Casas do Benfica deixaram de votar e desgostou-me bastante. Sempre estive próximo e quero estar presente em todas as inaugurações. Tivemos um presidente que não visitou antes da campanha cinco Casas, desprezou-as, por isso já fecharam Casas. Eu dei ênfase."
Julgamento Operação Lex começa quatro dias após as eleições... "Terei muito prazer de ir ao tribunal e irei recompensar com tempo. O que tiver menos horas farei muito mais do que os outros, conheço a casa e já tenho pessoas preparadas e para ir buscar.
Não vê incompatibilidade? "Não."
Para o ano julgamento do caso dos emails. Garante que vai exercer em pleno? "Garanto em pleno e não vamos ser penalizados em nada. Confio na justiça e sei o que fiz. Aquilo é transparente como a água.
Convicto de que está inocente, mas pede que acreditem cegamente em si... "Se tivesse problema para mim não me candidatava. Tenho tempo para ir lá. Se digo que estou inocente estou. O julgamento que me fizeram foi popular. Apresentei-me sempre a tempo e horas. Mesmo no Saco Azul estive lá."
Bernardo Silva tem porta aberta? "Não faço promessas aos benfiquistas, não vou para Manchester dizer que o Rúben Amorim vem, o Bernardo Silva... Se quer vir o Benfica tem a porta aberta. Se o Noronha Lopes tem contrato, diga.
Bernardo Silva quer regressar se Vieira for presidente? "Mal seria se o Benfica estivesse sujeito a uma birra de um jogador qualquer. Os sócios têm de pensar o que querem, se querem o futuro do populismo e da demagogia. Se não for eleito, daqui a dois anos voltamos a falar.
Prémio? "Por que ao longo de quatro anos não aumentarem os funcionários? Caiu muito mal neles. Ao longo de quatro anos não olhou para eles. Sei o que pensam desta Direção e do prémio, sei que estão descontentes. Há a Benfica Rádio e os funcionários da BTV...
Prémio devia ter sido mais cedo? "Rui Costa com eles não vai ganhar votos de certeza. Não os acompanhou ao longo de quatro anos, há muita gente que não o via."
Criticou Rui Costa enquanto profissional. Rui Costa lançou, porque o manteve então no Benfica durante 13 anos? "Uma pessoa que ganha 200 e tal mil euros tem de fazer algo. Não disse que não fazia nada. Ele é que deixa no ar, nunca sabe de nada. Agora falou-se de Ríos, disse 'Não fui eu'. Já comentei do que achei de Rui Costa. Até hoje não desmentiu o que eu disse. Ele que desminta. Todos os que trabalharam no Benfica sabem o que é Rui Costa a trabalhar.
E como presidente? "Ele não foi presidente do Benfica, se algo houve no Benfica foi falta de liderança gritante. Eu já pedi desculpa aos Benfica, foi um erro claríssimo. Ele prometeu que não mexia na estrutura do Benfica, a primeira coisa que fez foi demitir um profissional. Uma mudança brusca e radical, a desorganização é total. Disseram-me.
Rui Costa diz que devolveu a credibilidade: "Quem deu credibilidade ao Benfica está aqui. Quem conseguiu as contas todas, o Benfica nem sabia o que devia. Se eu não me tivesse exposto tanto, senhor Rui Costa pensa primeiro "Rui, Rui, Rui". O que se passou com a FPF é gravíssimo.
Do que fala? "Do lençol verde, nem dos tempos áureos de um presidente que já não é vivo isso foi permitido.
Domínio do Sporting? Não há verdade desportiva? "Investiguem. Até na Liga o CEO é sportinguista."
Então o que faria? "Foi sempre tudo bem dividido. Para mim o campo é que contava, tivemos sempre os melhores. Só estou à espera que o MP me chame para falar do senhor Pedro Proença. Se for eleito não falarei publicamente da arbitragem. Ser criticado por uma verdade... A Federação é que tem de ser mudada.
A FPF é que define se há erros de arbitragem? "A campanha foi completamente feita para um fato de medida. Ver os delegados que estão lá... qualquer um que está lá apoia Pedro Proença."