Vieira dá tudo a Jorge Jesus: o resumo de um dia louco e os valores da operação
Entendimento incluiu a vinda da equipa técnica que o treinador de 65 anos tinha no Flamengo, uma condição da qual não abdicou até ao último segundo. Já se despediu e viaja nas próximas horas.
Corpo do artigo
Fechado. Cinco anos volvidos e muitas polémicas pelo meio, Jorge Jesus volta a assumir o comando técnico do Benfica. O treinador deu o sim a Luís Filipe Vieira, informou o Flamengo, que confirmou a saída à noite, e o clube da Luz confirmou o acordo à CMVM, numa linha cronológica que terminou às 23h00 e que confirma o novo timoneiro das águias para, segundo O JOGO apurou, as próximas quatro temporadas (duas são de opção).
12433521
O acordo final não foi fácil de alcançar, apesar de haver um entendimento prévio, e a verdade é que Luís Filipe Vieira foi obrigado a dar tudo para contratar aquele que recentemente disse ser o seu sonho. Além de um milhão de euros a pagar ao Flamengo, que corresponde a um adiantamento que Jesus tinha recebido pela renovação no último mês até 2021, a SAD vai suportar um salário anual de três milhões de euros líquidos (o dobro em termos brutos). De referir que Luís Filipe Vieira havia iniciado a sua licitação nos dois milhões, mas manteve os quatro anos, embora repartidos.
Porém, nas negociações intermediadas pelo empresário Costa Aguiar, havia uma condição inegociável que apenas ontem de manhã foi superada e que se refere à equipa técnica. Jesus não abdicou de trazer os seis adjuntos que o acompanham no Flamengo, casos de João de Deus, Tiago Oliveira, Mário Monteiro e Márcio Sampaio (preparadores físicos) e Gil Henriques e Rodrigo Araújo (analistas). Com este staff, que Vieira não queria contratar na totalidade, a SAD gasta mais 1,8 milhões de euros líquidos por cada época. Contas feitas, a fatura bruta chega quase aos dez milhões de euros, mais o referido adiantamento, aproximando-se dos 12 milhões que o nosso jornal avançou oportunamente.
Presidente dos encarnados acertou últimos detalhes com o treinador e finalizou o acordo que pode chegar até 2024
Jesus almoçou na sexta-feira com o vice-presidente Marcos Braz, para o informar da decisão que tomou e algumas horas mais tarde, o Flamengo emitiu um comunicado a informar que o técnico "comunicou que, exercendo seu direito contratual, está a desligar-se do clube para voltar para Portugal. Apesar de lamentar a perda de seu vitorioso técnico, o Flamengo respeita esta decisão pessoal", tendo mais tarde ainda o Benfica informado a CMVM que encetou negociações com o Flamengo e "apresentou uma proposta de contrato de trabalho desportivo ao treinador Jorge Jesus, tendo a oferta sido aceite pelo mesmo". Segue-se o regresso a Portugal, que deverá acontecer já amanhã.