Declarações de Luís Filipe Vieira em entrevista concedida ao Canal Now
Corpo do artigo
O Benfica perdeu força nos organismos? "Na FPF. O presidente disse que não votou no Proença porque tinha um projeto. [citou nomes de ex-dirigentes do Sporting em cargos]. É tudo Sporting, é tudo verde. É tudo Sporting. Foi o nosso presidente que permitiu esta situação. O Benfica tem de estar lá dentro. Na primeira vez que entrei foi uma cavalgada desse género, andámos distraídos... Proença andou dois anos e meio em campanha. Estava a fazer campanha diferente, é coisa para falar frente a frente com ele. O eixo está a pender parta um lado só. Para o Sporting? Lógico."
Foi por isso que Benfica perdeu campeonato e Taça? "O que se passou na Taça de Portugal foi demasiado grave. Todos vimos um jogador ser pontapeado na cabeça e o presidente do Conselho de Arbitragem ainda não veio a público dizer nada. Manda recados. Vou-me candidatar se calhar, se calhar deve estar com problemas de eu me candidatar."
Pedro Proença não o quer? "Não me quer lá de certeza. Nunca brincou com os clubes. Chegou ao ponto de mandar cartas a um presidente para esse enviar para todos, como se fosse o presidente do clube a escrever. Toda a gente sabe quem é o Proença. Têm medo. Têm de perder o medo de falar. Acham que os penaliza nos jogos. E o medo é o pior que pode existir. Isto não vale tudo. Comigo nunca conseguiu brincar e não vai brincar. Mesmo com Fernando Gomes na Federação, eu servia de mediador. Não se meta comigo, as coisas vão extremar e é pior. O que o senhor fez ontem é demasiado grave. E não quero falar de licenciamentos ainda... As pessoas vão perceber como ele chegou ali. Este senhor chegou a um ponto que não pode brincar mais. Chegou-me a aliciar para não se candidatar sozinho. Tinha 15 mil euros de ordenado, tinha carro, e quando ele fosse para a UEFA eu ficava como presidente. Para não falar do Fernando Gomes. Se ele [Pedro Proença] tiver coragem algum dia fazemos um frente a frente."
Mais sobre Pedro Proença: "Aquelas palavrinhas mansas do 'meu querido' não existe. Fiquei tão indignado, ele não se pode intrometer nas eleições do Benfica. Já fez tão mal ao Benfica... Qual é a preocupação que ele tem? Eu não estou preocupado. Continuo a dizer que desde o princípio estou inocente, que tenho confiança na justiça. Foram os jornalistas que me julgaram publicamente sem saber o que se passou. Até hoje, passados quatro anos. Não fui condenado em nada. Estou no julgamento do Saco Azul, vamos esperar a ver o que vai dar."
Ataque de Pedro Proença: "Este homem, o que ele ontem disse e fez-me... devia saber que sou pai de família. Se estou disponível para me candidatar é porque estou à vontade. Não admito a ele ou a outro que me julguem. Sei de pessoas a quem fez insinuações graves a meu respeito. Se eu for presidente do Benfica, ele sabe que se calhar não vai estar muito tempo na Federação. Há muitos presidentes calados porque parece que têm medo. Não tenham medo. Logicamente que têm medo de ser prejudicados pela arbitragem. Não pode lá estar muito tempo. Se o sonho dele é ir para a UEFA, que vá. Que deixe o futebol português. Só tem feito mal ao futebol português."
Mais Pedro Proença: "Depois do ataque que ele me fez em direto, ainda por cima não teve a coragem em falar do meu nome... Acusações graves? Isto não é grave, toda a gente conhece isto. Ele sabe como diz as coisas... Tenham cuidado, disse quando era presidente da Liga aos presidentes dos clubes... Ele por trás é uma coisa e à frente outra. Brincou comigo ontem, nunca mais vai brincar comigo. Aquilo que vi eu assumo. Eles sabem como ele faz e insinua as coisas. Mais grave é o que fez ontem. Nunca pedi nada para mim ou o Benfica. É uma lista verde. Um presidente que quer ser candidato a sério nunca pode ter uma lista destas. Tem de ter alguém do Benfica, do FC Porto. Isto é à descarada."