Viagem às raízes de João Simões: "Apresentava algo que o diferenciava"
Do início no Portimonense à primeira equipa do Sporting, a rápida ascensão do miúdo que torcia o nariz quando tinha de jogar a lateral
Corpo do artigo
Um pé esquerdo de eleição, muita vontade de aprender e foco total no desejo de ser jogador levaram João Simões a um patamar de destaque no futebol português. Não é por acaso, convenhamos, que um jovem de 17 anos joga na equipa principal de uma equipa como o Sporting, diz quem o conhece desde que iniciou a sua caminhada no futebol. Numa curta viagem ao passado recente do agora médio titular dos leões, O JOGO foi procurar as raízes de João Simões e esteve à conversa com Herlander Pereira, o técnico que o dirigiu durante duas épocas nos benjamins do Portimonense.
“O João esteve comigo logo no seu primeiro ano de federado, ou seja, quando começou a competir nas provas da Associação de Futebol do Algarve, depois de ter passado pelas equipas de recreação. Lembro-me que ele era o mais novo de todos, o único de 2007, e, embora pequeno e franzino, já mostrava qualidade e até alguma capacidade, sobretudo quando era o seu pé esquerdo a tomar conta da bola”, conta Herlander, então o treinador dos benjamins, escalão de futebol de sete.