Experiente defesa, reforço do clube da Luz na última época, integra o lote de convocados da seleção belga para participar no Euro
Corpo do artigo
Atualmente ao serviço da Bélgica, para disputar o próximo Campeonato da Europa, Jan Vertonghen, defesa do Benfica, manifestou-se, esta quinta-feira, satisfeito pelo ingresso no clube da Luz e estabeleceu diferenças entre o futebol português e o inglês.
"Sim, é muito diferente de Inglaterra. Há menos clubes de topo e a diferença em relação às equipas menos fortes é maior do que em Inglaterra. A equipa [Benfica] tem uma boa mentalidade e imensa ambição, por isso estou feliz com esta transferência", disse o central.
Em conferência de Imprensa, no "quartel-general" dos diabos vermelhos, em Tubize, Vertonghen foi também questionado, além das expectativas da equipa belga para o Europeu, sobre a continuidade na mesma, assumindo que este torneio não será o último.
"Não vejo este campeonato europeu como um ponto final. (...) Mesmo que ganhemos, não tenciono parar. Existe ainda a Liga das Nações e no próximo ano já o Campeonato do Mundo (n.d.r. realiza-se em 2022)", referiu o defesa do Benfica, de 34 anos.
Relativamente à participação da Bélgica no Europeu, que se estreará, no próximo sábado, ante a Rússia, Vertonghen, que se juntou ao plantel nesta semana pois "estava um pouco doente", sublinhou que os diabos vermelhos não estão entre os principais candidatos a tirar o título a Portugal.
"Não nos vejo como os grandes favoritos. Para mim, os favoritos são a França e a Inglaterra. Sabemos que, tendo ou não o rótulo de favorito, qualquer um pode surpreender num torneio deste tipo, mas é verdade que não estamos longe do nível desses dois grandes favoritos", considerou o experiente central belga.
Vertonghen, um dos habituais titulares do setor defensivo da Bélgica, tem um total de 127 internacionalizações e nove golos com a camisola do seu país. Quanto ao contrato com o Benfica, é válido até julho de 2023.