Nunca uma turma albanesa marcara mais de um golo a um adversário luso, quanto mais vencê-lo. Jesus não perdia pela mesma margem de tentos desde 2010.
Corpo do artigo
O Sporting era grande favorito no duelo de ontem em Elbasan, propondo-se a acabar com a série de 16 jogos sem ganhar fora de casa na temporada, mas a noite albanesa foi negra para as cores leoninas... e nacionais, além de ferir o orgulho do treinador Jorge Jesus, cuja folha de serviço na Liga Europa saiu mais manchada. A derrota por 3-0 assume contornos históricos e humilhantes.
A derrota frente ao Skenderbeu foi nada menos que a primeira de uma equipa portuguesa diante de um adversário albanês. Aliás, nunca uma formação do antigo país do bloco de Leste - nos tempos da Guerra Fria considerado o mais anacrónico da Europa -, havia marcado mais de um golo a um coletivo luso em provas da UEFA. O desaire iguala na margem de golos o mais pesado de sempre de Jesus na Liga Europa - pelo Benfica perdeu 4-1 em Liverpool, a 8 de abril de 2010. Na pior exibição da época, o Sporting registou a mais pesada derrota em 2015/16 (havia sofrido 3-1 em Moscovo, frente ao CSKA no play-off de acesso à Champions). De resto, os leões não perdiam por 3-0 na Europa desde a visita ao Basileia, também na fase de grupos da Liga Europa, em 2012/13. Se não vencerem em Moscovo, os leões atingem o maior jejum de vitórias fora na UEFA.