Dados são apresentados no Relatório e Contas consolidado - do primeiro semestre de 2023/2024 publicado esta quarta-feira na CMVM
Corpo do artigo
A publicação do Relatório e Contas consolidado - do primeiro« semestre de 2023/2024 - da SAD do FC Porto revelam esta quarta-feira que a venda de Otávio ao Al Nassr, da Arábia Saudita, por 60 milhões de euros, rendeu à sociedade desportiva azul e branca uma mais valia de 39,6 milhões de euros. A maior da história do FC Porto SAD, que era até esse momento a que resultou da venda de Vitinha para o PSG, por 41,5 milhões de euros, proporcionando a mais-valia de 35,476 milhões.
Ainda sobre vendas, o mesmo documento revela que a transferência de Tomás Esteves para o Pisa, de Itália, fez-se por 1,1 milhões de euros, resultando numa mais valia de pouco mais de 800 mil euros.
Nota final para o facto das mais-valias deste semestre, em alienação de passes de jogadores, totalizarem cerca de 41 milhões de euros.
O que diz o relatório semestral do FC Porto:
"a) Alienação dos direitos de inscrição desportiva do jogador Otávio Monteiro ao Al-Nassr Football Club, que gerou uma mais-valia de 39,6 milhões de Euros, após a dedução, ao valor global da venda de 60.000.000 Euros, de: (i) valor líquido contabilístico do “passe” à data da alienação; (ii) responsabilidades com o mecanismo de solidariedade; (iii) proporção do valor de venda do “passe” detidas por terceiros; (iv) valor da atualização financeira.
b) Alienação dos direitos de inscrição desportiva do jogador Tomás Esteves ao Pisa Sporting Club, que gerou uma mais-valia de 800.677 Euros, após a dedução ao valor global da venda de 1.100.000 de Euros, de: (i) valor líquido contabilístico do “passe” à data da alienação; (ii) custos de intermediação; e (iii) valor da atualização financeira".