Portas do Estádio do Dragão abrem ao público às 15h00 e encerram às 22h00
Corpo do artigo
Estádio do Dragão recebeu esta quarta-feira milhares de pessoas, entre personalidades e adeptos anónimos, que prestaram uma homenagem no velório do antigo central. Veja o vídeo
Mensagem do FC Porto nas redes sociais.
Palavras do treinador do Benfica após a vitória em casa do Nice
Hassan, figura do Farense, lembra duelos míticos com Jorge Costa, com quem assinalou reencontro num jogo em Marrocos pouco antes do Mundial de Clubes
"Jorge Costa tem um percurso notável de serviço ao FC Porto e ao país, desde as camadas mais jovens até à equipa principal da nossa Seleção. Acumulou jornadas de grande fulgor e mérito. Foi sempre uma alma visível dentro de campo no estímulo e liderança que passava aos companheiros. Partiu muito cedo, mas deixa uma marca insubstituível. O reconhecimento que tem sido manifesto por todos os que com ele se cruzaram, incluindo adversários, é a demonstração que no desporto é possível haver fair-play, espírito de conquista e respeito. Em nome do Governo, reitero as sentidas condolências à família, amigos, FC Porto e FPF. Estamos todos de luto, mas também devemos olhar para o percurso formidável do ponto de vista de dedicação, entrega, a capacidade de conduzir os outros com espírito de conquista e respeito."
Os Super Dragões e a Curva Pinto da Costa homenagearam Jorge Costa no Estádio do Dragão, deixando ramos de flores e cantando o hino do clube junto à porta 2. Veja as imagens
Antigo avançado lamenta a morte de Jorge Costa
Rui Barros falou no domingo com Jorge Costa e Derlei fê-lo na sexta-feira. Vincaram a felicidade que sentia por estar de volta ao FC Porto
Drulovic diz que o antigo central "lutou com todas as forças para ajudar o FC Porto"
Margarida Balseiro Lopes, ministra da Cultura, Juventude e Desporto: "Dia triste, perdemos um símbolo do FC Porto e da Seleção, viemos, o Governo, eu, o senhor secretário de Estado, o Primeiro-Ministro, prestar homenagem a um grande jogador e grande ser humano, temos assistido a relatos de pessoas que provaram com ele. As condolências à família, sangue, mas também à do FC Porto e da FPF. Dia também para prestar tributo ao grande ser humano e à pessoa que nos deixou ontem".
Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto: "É com profundo pesar e consternação que lamento a partida precoce do Jorge Costa, Foi um atleta incontornável do futebol português, um exemplo de dedicação e entrega à Seleção Nacional e ao FC Porto. Neste momento de consternação expresso solidariedade à família, amigos e ao clube. É muito difícil... Tinha 53 anos. Exercia funções de diretor neste momento, foi um dos jogadores marcantes n uma geração que foi determinante na afirmação do futebol português. Além de ter sido um carismático capitão do FC Porto, foi campeão do Mundo em Lisboa. No seu percurso somou mais de 118 internacionalizações, isto é demonstrativo do seu percurso desportivo. Deixou-nos muito cedo, paz à sua alma."
Fernando Póvoas: "Um amigo de mais de 30 anos. Fiz-lhe a inspeção médica quando chegou ao FC Porto Foi sempre tímido fora do campo, um lutador um bicho dentro do campo. Deixa-nos um vazio porque era uma boa pessoa, era mesmo uma boa pessoa e partiu demasiado cedo. Senti-o no domingo feliz e um dia meio depois já não está cá."
Milhares de adeptos no Dragão para o adeus a Jorge Costa. Veja as imagens
Pedro Proença: "Momento muito triste, os acontecimentos recentes têm-nos levado muito a este tipo de mensagem. Permita dizer que não é o presidente da FPF, é o Pedro amigo do Jorge. Tive o privilégio que conhecer o Jorge em momentos muito distintos da sua carreira, enquanto jogador, treinador e dirigente. O Jorge era uma pessoa quase com uma bipolaridade porque encarnava o que de melhor havia no atleta, de guerreiro, mas depois era também uma pessoa genial fora de campo. Extraordinário pai de família e aproveito para deixar as condolências aos três filhos. O Futebol português fica muito mais pobre. Pessoalmente, tinha uma relação forte, era um amigo de casa, estou muitíssimo triste. O futebol português vai perdendo as suas grandes referências e estamos todos muito tristes. Fazemos esta vénia ao nosso Bicho. Momento de grande tristeza."
Regresso de Nice impede presença na despedida de um grande amigo
Amigos de Jorge Costa prestam homenagem no Dragão. Além de Sérgio Conceição, Vítor Bruno e João Vieira Pinto, também passaram pela urna Ricardo Fernandes, Bosingwa, Ukra, Nuno Piloto, Derlei, Pauleta, Raul Meireles, Hélder Postiga, Rolando, Baltemar Brito, Hugo Vieira (em representação do Braga), Hugo Oliveira e Miguel Ribeiro (em representação do Famalicão).
Estão já centenas de pessoas no Estádio do Dragão, à espera da hora para entrar.
Por volta das 13h00, a equipa principal azul e branca já esteve no recinto a prestar homenagem ao diretor para o futebol.
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, esteve no Estádio do Dragão no final da manhã desta quarta-feira, prestando as condolências à família de Jorge Costa e ao presidente do FC Porto, André Villas-Boas.
Depois da equipa B, o FC Porto mostra os minutos de silêncio prestados pelos Sub-15, Sub-16 e Sub-17.
Fernando Gomes, ex-presidente da FPF e atual presidente do Comité Olímpico de Portugal, também esteve no velório, esta quarta-feira.
Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, Derlei, Bruno Alves, Maniche e Bruno Moraes também não faltaram.
Pedro Proença, presidente da FPF, chegará por volta das 19h00.
FC Porto disponibiliza um livro de condolências no Estádio do Dragão que vários adeptos assinam.
[Créditos das fotografias: Igor Martins]
Autocarro que transporta a equipa B do FC Porto chegou às 14h37 ao recinto.
As portas do P1 já abriram e centenas de adeptos começam a entrar no Dragão para prestar homenagem a Jorge Costa. [Créditos das fotografias: Igor Martins]
Muitas pessoas colocaram hoje adereços do FC Porto no mausoléu improvisado a Jorge Costa junto ao Estádio do Dragão, onde, a partir das 15:00, podem prestar a última homenagem ao dirigente que morreu na terça-feira.
O FC Porto colocou as bandeiras do clube a meia haste e é precisamente nessa zona frontal do seu estádio que os adeptos se têm concentrado, pousando bandeiras, cachecóis, pósteres, velas ou mensagens a celebrar a memória do antigo capitão portista.
Nos ecrãs gigantes do estádio permanece a fotografia de Jorge Costa, com uma das suas célebres frases: “Aconteça o que acontecer, faço parte da história do meu clube do coração”.
Dentro do estádio, todos os painéis de publicidade têm somente a inscrição “Jorge Costa 1971-2025”.
Pouco antes das 13:30, o primeiro-ministro Luís Montenegro passou pelo Dragão para deixar uma mensagem e prestar uma derradeira homenagem.
Às 15:00, os portões do parque um do Estádio do Dragão abrem para que os adeptos e a cidade se possam despedir de um dos maiores símbolos do clube, perspetivando-se um perímetro de circulação no interior do recinto, já que o calor que se faz sentir na Invicta desaconselha que o corpo esteja exposto no exterior.
Além das partilhas de sentimentos nas redes sociais, extensíveis a várias figuras e instituições nacionais e internacionais e do mundo do futebol, entre elas FIFA e UEFA, os adeptos portistas – e não só – começaram as homenagens públicas na noite de terça-feira, nas imediações do Estádio do Dragão, no referido mausoléu improvisado.
O último adeus ao eterno capitão vai decorrer até às 22:00, sendo que, na quinta-feira, pelas 10:30, vai decorrer o funeral, na igreja do Cristo Rei, na Foz, em cerimónia reservada a familiares e amigos mais próximos.