Formado a médio, mas preparado para ajudar a central quando necessário, Renato Veiga, jovem de 20 anos ex-Sporting, lembra ter tido convites mais mediáticos e olha com apreço para a Premier League e Bundesliga.
Corpo do artigo
Após empréstimo ao Augsburgo, o Basileia foi a rota de saída. Renato Veiga está orgulhoso, quer ajudar ao crescimento do clube, mas pensa no seu futuro também.
Como surgiu o Basileia?
-Naquela altura, tinha clubes em ligas melhores interessados em mim, mas senti a vontade do Basileia, que me queria realmente. Na minha idade, o importante é jogar o maior tempo possível. Senti-me desejado.
Contrataram-no para que posição?
-Para central e médio, mas jogo mais a médio aqui.
Fez a formação a médio. Gosta de ser defesa?
-Foi na Youth League com o Tottenham que fui chamado para central. Um colega estava castigado no Sporting e a coisa correu bem. No Augsburgo, joguei mais a central, mas também a lateral esquerdo, havia mais futebol direto. Um dos melhores jogos foi com o Dortmund. Anulei o extremo deles. Mas também gosto de ir com a bola na ala, por isso combinava o bom e o agradável. Não me faz confusão estar em qualquer das posições.
O Basileia era crónico campeão, mas está a meio na liga. O que mudou?
-Não estamos tão bem como devíamos no campeonato, mas temos objetivos bem traçados. A ideia é ficar nos seis primeiros [fase de apuramento de campeão] porque temos sempre de lutar para ser campeão na Suíça. Mudámos de treinador. É claro, tem uma filosofia, qualidade e as coisas estão a ser bem feitas. O Basileia tem um histórico de vendas muito elevado: o Elneny, o Xhaka. Tinha muitos talentos, mas acabava por projetá-los por estar sempre na Liga dos Campeões. O Young Boys tem vencido e tem guardado os jogadores. Têm uma ligação maior pelos anos seguidos a jogar juntos. Mas o Basileia é um gigante aqui.
Está no primeiro ano no clube. A ideia é continuar?
-A luta diária é aqui, mas sinto-me preparado para mudar, para dar um salto maior.
Tem ligas preferidas onde gostasse de jogar?
-Identifico-me muito com a Premier League, gosto muito. Tenho objetivos em clubes onde gostaria de jogar. Experimentei a Bundesliga e adorei.
Imagina-se num clube médio em Portugal?
-Vejo-me num grande.
Não num clube um pouco inferior na I Liga?
-Não, não. O projeto não passa por aí.