Veia de Galeno "pede" seleção: não há brasileiro igual nas dez melhores ligas
Extremo prometeu “dar a vida” enquanto estiver no FC Porto após ter marcado, frente ao Sintrense, o nono golo na temporada. Pica o ponto a cada 109’, mas ainda está em branco na Liga Europa...
Corpo do artigo
A frustração gerada pela queda da transferência milionária para o Al Ittihad já lá vai. Após marcar, frente ao Sintrense e de forma espetacular, o nono golo esta época, Galeno deixou uma jura de compromisso com o FC Porto, garantindo que “vai dar a vida” enquanto vestir de azul e branco. Olhando ao rendimento do extremo, sobra pouco espaço para dúvidas, dinamitadas por completo pela comparação com os outros brasileiros que atuam nas dez melhores ligas da Europa. O camisola 13 do FC Porto é, em 2024/25, o jogador canarinho com mais remates certeiros no “top-10”, reassumindo a candidatura às opções de Dorival Júnior na seleção do Brasil.
Galeno fez a estreia pelo escrete em março deste ano, num particular com Espanha em que até sofreu o penálti que resultaria no empate (3-3). Desde então, não voltou a ser chamado. A concorrência, já se sabe, é de peso, mas a cadência goleadora do ala portista coloca-o como séria possibilidade para a próxima janela de seleções. Os dados mostram que o internacional canarinho “pica o ponto” a cada 109 minutos em campo, pelo que, a manter o ritmo, Galeno ameaça pulverizar os melhores registos finalizadores da carreira.