Duo requisitado à equipa B tem deixado boas impressões junto de Sérgio Conceição. Saídas de Vitinha e Fábio Vieira abriram espaço e estágio é uma montra de luxo.
Corpo do artigo
As saídas de Vitinha (PSG) e Fábio Vieira (Arsenal) tornaram a contratação de um médio box-to-box num processo prioritário para o FC Porto, mas, enquanto o miolo não é reforçado, há dois nomes que vão aproveitando para marcar terreno na luta por uma vaga a tempo inteiro no plantel: Vasco Sousa e Bernardo Folha.
Jogos de preparação dos próximos dias, no sul do país, vão colocar os dois centrocampistas à prova num contexto mais competitivo. Cortes de Loum e Baró dão maior margem de manobra.
O JOGO sabe que o duo proveniente da equipa B tem impressionado Sérgio Conceição e o estágio no Algarve surge como a segunda fase de uma oportunidade de ouro para os dois centrocampistas, depois de uma primeira semana de trabalho pautada por boas sensações.
Além de serem tecnicamente dotados, Vasco e Bernardo vão marcando pontos pela atitude demonstrada entre os "graúdos", não acusando o peso de estarem a cumprir a primeira pré-temporada com a equipa principal. Ao longo dos próximos dias, os dragões vão realizar alguns jogos de preparação, momentos que Conceição certamente aproveitará para avaliar os médios num contexto competitivo mais exigente, de forma a perceber que tipo de resposta é que os internacionais jovens por Portugal darão, muito provavelmente, na vaga de Vitinha.
Vasco Sousa e Bernardo Folha foram dois dos seis "bês" que Conceição promoveu no arranque da pré-época. João Marcelo, João Mendes (entretanto riscado), Gonçalo Borges e Loader foram os outros.
A subida a esta montra já estava, de resto, a ser preparada desde a última época. Mesmo com idade de júnior, Vasco Sousa, contratado ao V. Guimarães ainda juvenil, em 2019, foi objeto de indicações para que fosse tendo mais minutos na equipa B durante 2021/22. O jogador, que partilha algumas características com Vitinha, ainda chegou a ser opção nos Sub-19, nomeadamente na Youth League, mas fixou-se rapidamente no plantel de António Folha, terminando a época com 27 partidas na II Liga. Bernardo, por sua vez, somou 29 jogos pela formação secundária e tem como fator diferenciador a polivalência, uma vez que pode atuar em zonas mais recuadas do meio-campo e até mais descaído para uma ala. Na temporada transata, realizou o sonho de se estrear pela equipa principal.
Para compor ainda mais o panorama, entretanto surgiu outro indicador da confiança que Conceição deposita na dupla saída da formação. Antes da partida para o sul do país, anteontem, o técnico riscou dois médios - Romário Baró e Loum, além do lateral João Mendes - no primeiro corte levado a cabo no plantel, abrindo ainda mais espaço à afirmação dos dois "bês".
Vasco e Bernardo estrearam-se pela Seleção de Sub-21 na última época, ainda que em fases diferentes.
Nesta fase, a ideia é clara. Nomes como Rodrigo Conceição, João Marcelo, Gonçalo Borges e Loader também são vistos como opções válidas e, como tal, serão alvo de análise atenta. Contudo, por integrarem um setor desfalcado, Vasco Sousa e Bernardo Folha motivam especial atenção. Algo que pode funcionar como combustível para as ambições de ambos no que toca a reservar um lugar no plantel. Mesmo que, entretanto, surja um reforço. Para já, estão a agradar ao treinador.
Natal trouxe a prenda desejada a Folha
Se Vasco Sousa ainda não atuou em qualquer jogo oficial pela equipa principal do FC Porto, o mesmo não pode ser dito de Bernardo Folha. A 15 de dezembro de 2021, frente ao Rio Ave (vitória por 1-0), no Estádio do Dragão e a contar para a Taça da Liga, Sérgio Conceição lançou o filho do treinador da equipa B à passagem do minuto 74, para o lugar de Sérgio Oliveira. Vasco também foi convocado para essa partida, mas acabaria por não entrar.
15000944
15001670