Rui Santos trabalhou com o jogador do Felgueiras nos sub-17 do Braga. Em época de estreia na II Liga, já leva seis golos e é o médio mais goleador das provas profissionais
Corpo do artigo
Vasco Moreira tem sido um dos jogadores mais impactantes do Felgueiras (e não só) neste regresso do clube à II Liga, 19 anos depois. Com seis golos em 22 jogos, metade de penálti e outros tantos de bola corrida, Vasco tornou-se no médio mais goleador dos campeonatos profissionais, seguido de Morschel (Vizela) e João Carvalho (Estoril), ambos com cinco golos. Na receção ao líder Tondela (1-0), na jornada passada, o jogador de 24 anos, foi o autor do golo da vitória, dando maior conforto na tabela à equipa de Agostinho Bento, que tem sete pontos de avanço para o FC Porto B, em posição de play-off.
“Diferenciava-se pela maneira adulta como treinava e pensava o jogo”
“Trabalhei com o Vasco na equipa de juvenis do Braga e, na altura, com 17 anos, já se diferenciava pela forma madura e adulta como treinava, jogava e pensava o jogo”, revelou a O JOGO Rui Santos, que foi treinador do médio nos arsenalistas em 2017/18 e, recentemente, esteve no comando do Oliveira do Hospital. O técnico de 48 anos considera que foi positivo para Vasco Moreira saltar para o Felgueiras, após oito anos nos escalões de formação do Braga. “Fez bem, não considero um passo atrás, mas sim sair da zona de conforto e encarar novos desafios. Jogava na Liga 3 e agora joga na II Liga, onde tem dado uma boa resposta”, analisou.
O jogador de 23 anos marcou o golo do triunfo na receção ao líder Tondela (1-0), que afastou a equipa dos lugares de descida. Segundo o treinador que acompanhou o crescimento, a I Liga está à porta.
Os seis golos de Vasco Moreira também fazem dele o segundo melhor artilheiro do Felgueiras, só superado pelo avançado Carlos Eduardo (dez golos), que no mercado de janeiro rumou ao Gil Vicente. “Este crescimento é resultado de uma regularidade de jogos, equivalentes a mais de 1500 minutos por época. Sendo um jogador inteligente, que tanto joga na posição 6, na qual acrescenta uma qualidade muito grande na primeira fase de construção e criação, como na posição 8/10, onde ultimamente tem vindo atuar, isso repercute-se na chegada a zonas de finalização e tem feito a diferença”, avaliou Rui Santos, convicto que Vasco não ficará muito tempo na II Liga: “Está um jogador mais completo e inteligente. Por isso, é normal que, na próxima época, surjam convites de clubes da I Liga, bem como de ligas internacionais”.
Dados
- Vasco Moreira leva seis golos esta época, metade de penálti. Faturou nos últimos dois jogos
- O médio deu os primeiros toques no FC Porto, passou pelo Rio Ave e esteve oito anos na formação do Braga
- Moreira tem um jogo pela seleção nacional de sub-19