O médio, que termina contrato com os açorianos no final da temporada e não deve renovar, viu a saída vetada pelo treinador no mercado de janeiro. Ricardinho não tem sido um dos indiscutíveis, mas é visto como imprescindível e está comprometido em levar os açorianos a um apuramento europeu.
Corpo do artigo
Ricardinho chegou ao Santa Clara em 2019/20 e estreou-se apenas em 2021/22, depois dos empréstimos a Praiense e Torreense. Hoje, é um dos rostos mais antigos dos açorianos, por quem fez já fez 137 jogos e 13 golos, além de dez assistências. Dessa quase centena e meia de partidas disputadas, 63 foram sob o comando de Vasco Matos, que trouxe a equipa de regresso ao principal escalão do futebol português.
Apesar de não ser um indiscutível (nos últimos dois jogos somou apenas 31 minutos), o médio é visto como imprescindível para o treinador e integra o lote de capitães, pelo que a cúpula do futebol do Santa Clara travou a saída no mercado de inverno, rejeitando duas propostas, da Polónia e da Turquia. O contrato que liga Ricardinho aos açorianos termina na atual temporada e não deve ser renovado, no entanto, o comprometimento do atleta com o clube é total.
A dois golos de igualar o registo mais concretizador com a camisola do Santa Clara (seis, em 2021/22), Ricardinho tem cinco jogos para atingir essa marca, sendo que terá pela frente três adversários que a equipa de Vasco Matos não conseguiu bater, na primeira volta: Arouca, Braga e Farense. Nesta temporada, marcou golos nas deslocações aos redutos de Estoril, Casa Pia e Aves SAD, e em casa diante do Vitória de Guimarães.
Dos 27 jogos que Ricardinho realizou nesta temporada, apenas dez foram na condição de titular, porém, mesmo com menor protagonismo, o jogador de 26 anos é um dos suplentes mais letais desta edição da I Liga. Em 17 jogos a sair do banco, no campeonato, anotou três golos, e apenas dois jogadores fizeram mais nessa condição (quatro): Amdouni (Benfica) e El Ouazzani (Braga).
O médio quer também acabar a temporada no quinto lugar, deixando os açorianos num previsível apuramento europeu. O jogador, que passou a formação entre FC Porto e Rio Ave até sabe o que é jogar na Europa pelo Santa Clara, em 2021/22 atuou nas eliminatórias da Liga Conferência.