Vasco Botelho da Costa e o dérbi: "Que os nossos consigam falar mais alto no jogo"
Vasco Botelho da Costa assume a ambiçao para o dérbi. O Moreirense recebe o Vitória de Guimarães, em partida marcada para sábado, às 16:00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, com arbitragem de João Pinheiro
Corpo do artigo
Vitórias no arranque da liga: "Ganhar dá sempre confiança mas o que nos tem dado mais confiança é sobretudo o crescimento e a evolução da equipa. É olharmos para os jogos com o Alverca e o Santa Clara e percebermos ,que embora sendo adversários diferentes, a equipa cresceu, que evoluiu em grande parte dos momentos do jogo. E isso tem que ser o foco porque se calhar vai haver momentos em que o resultado acabou por não ser positivo mas nós sentimos que continuamos a evoluir. Como pode acontecer que num jogo não tão bem conseguido o resultado acabe por ser favorável e não podemos achar que está tudo bem. Queremos olhar para o nosso processo enquanto equipa e sentir que estamos a crescer, a sermos uma equipa mais sólida e mais capaz."
Dérbi com o V. Guimarães: "Estes são os jogos que nós gostamos de jogar, com a mensagem de sempre, que é acreditar que podemos disputar o jogo de igual para igual contra qualquer adversário. Lutar sempre pelos três pontos e é isso está e vai estar no nosso foco, ou seja, é com essa ambição que olhamos para o jogo. Preparámos este jogo como os outros, perceber como é que o adversário ataca e como é que defende, conhecemos bem a versatilidade do Luís [Pinto], cuja equipa vai tentar adaptar-se durante o jogo ao que estiver a acontecer, mas estamos preparados e olhamos para o jogo com ambição. É em nossa casa, junto dos nossos adeptos e queremos dar uma resposta positiva."
Fatores de desequílibrio: "O que pode fazer a diferença é a forma como nós vamos conseguir seguir a nossa estratégia, o nosso plano de jogo e impor as nossas ideias. Não me canso de dizer que num campeonato tão competitivo e a jogar contra uma das melhores equipas sabemos que não vamos estar sempre com bola como gostaríamos, que se calhar vamos querer pressionar e em alguns momentos, pelo fruto da qualidade dos jogadores do V. Guimarães, não vamos ter essa capacidade, se calhar vamos ter que estar mais baixos no campo. Sabemos o que o V. Guimarães vale, o que pode fazer, respeitamos muito, mas também temos a certeza que o que trabalhamos pode servir para contrariar esses pontos fortes. E que, acima de tudo, que os nossos consigam falar mais alto no jogo e nos possam catapultar para mais três pontos. Com a cereja no topo do bolo, que é o jogarmos em casa, porque é aqui que nós estamos todos os dias, são os nossos adeptos, os nossos familiares, os nossos amigos, e é onde gostamos de estar e de jogar. Não vai faltar ambição e motivação para termos sucesso neste jogo."
Adversários com estruturas semelhantes: "No futebol, como em tudo na vida, quanto mais experiência melhor. Quanto mais vezes defrontarmos os mesmos sistemas e o mesmo padrão de jogo mais preparados vamos estar. Agora, não nos podemos esquecer duas coisas, a versatilidade do Luís [Pinto], que pode chegar aqui e alterar algo em relação àquilo que tem feito, não era estranho para nós nem será uma surpresa, mas também estamos preparados para que seja mais ou menos aquilo que foi até aqui. Fundamental é olharmos para nós. A experiência contra estas estruturas dá-nos mais segurança, mas também sabemos que não vai ser sempre assim e temos que estar preparados para coisas diferentes, que trabalhamos durante a semana. Como se diz, o treino é um bocado a aula e o jogo o teste, e é no jogo é que demonstramos se estamos preparados."
Jogo especial para os adeptos: "A parte mental faz parte do futebol e nós já temos a experiência suficiente para saber o quão um bom ambiente nos pode catapultar e dar forças em determinados momentos, quando, se calhar, as partes tática e técnica não está a correr bem. Ou o inverso. Acredito muito no que é o equilíbrio emocional, acho que é difícil o jogador ter capacidade para andar demasiado na emoção. Tem de haver sempre uma grande parte de razão, porque às vezes a emoção até pode dar ali um pouco mais de estímulo, mais de intensidade, mas depois se retirar a capacidade de análise e decisão, eu acho que depois a tendência é para a execução final poder não ser tão positiva. Mas lá está. Nós trabalhamos tudo o que é técnico e tático. Também falamos e trabalhamos muito sobre as questões mentais do jogo, de estarmos preparados para diferentes cenários. Mas sabemos, obviamente, que é um jogo especial para os nossos adeptos e também para nós. Queremos muito jogar e ter sucesso."
Contratação de Diogo Travassos: "Por norma gosto de me concentrar no que é o meu trabalho principal, trabalhar a equipa o melhor possível para o jogo. No Moreirense há trabalho de muita gente, um trabalho conjunto, que estamos a realizar da melhor forma que sabemos e este é o momento de concentrar-me no jogo do fim-de-semana e não tanto nessas questões, sobretudo em jogadores que não estão cá. Em relação ao mercado, que ainda são esperadas algumas entradas para posições que sentimos que são necessárias, mas sempre para acrescentar. Todos nós, nesta casa, sabemos para onde queremos ir e o que é necessário. E no dia 3, quando fechar o mercado, o Moreirense vai ter um plantel capacidade para concretizar os seus objetivos."
Jimi Gower e Landerson disponíveis
Vasco Botelho da Costa já pode contar com o médio Jimi Gower, ex-sub-23 do Arsenal, Inglaterra, e com o extremo Landerson, ex- sub- do Fortaleza, Brasil, cujas inscrições ficaram hoje regularizadas.