Varandas repete garantia sobre Gyokeres e diz: "Acredito que possa sair, a não ser que tenha o pior agente do mundo..."
Declarações do presidente do Sporting, aos jornalistas, à entrada da AG leonina deste domingo
Corpo do artigo
A situação de Gyokeres: "Primeiro, o Sporting está muito tranquilo em relação ao dossiê Viktor Gyokeres. Segundo, o Sporting não precisa de vender o Viktor Gyokeres. Felizmente o Sporting já passou a fase em que tinha de vender sempre o principal ativo. Não temos de o fazer, mas não deixamos de ser sensíveis aos sonhos do Viktor ou de qualquer outro nosso atleta. O Sporting tem um compromisso, pela minha palavra, em que, após semanas de reuniões, não pede o valor da cláusula e vai ser razoável em relação ao valor pedido pelo Viktor. Hoje acho que há uma forte probabilidade dele sair. Nestas últimas semanas de mercado estivemos atentos e vi um jogador, o Zubimendi, que, tem menos seis meses que o Viktor, sair por 65 milhões de euros; vi Matheus Cunha e Mbeumo, ambos avançados, mas que não têm o valor de mercado do Viktor nem a sua qualidade, na minha opinião, e estão a ser negociados por valores na ordem dos 75 milhões de euros. Estamos a falar de jogadores com 26 anos. Dadas as exigências que consideramos o valor justo, acredito que o Viktor possa sair, a não ser que tenha o pior agente do mundo, coisa que me custa a acreditar, porque é um dos melhores futebolistas do mundo."
Não abdica dos 80 milhões de euros? "Não vou dizer qual é o valor, foi transmitido ao agente, o jogador sabe. Posso garantir, com a certeza absoluta, que o Viktor não vai sair por 60+10 milhões de euros. Não é querer ganhar algo, é que não sai, rigorosamente não sai."
Conversa com o jogador: "O Viktor já sabe, o agente também, o que eu quero é que os sportiguistas saibam, para aproveitarem um fantástico verão, para aproveitarem este momento em que são bicampeões, em que têm uma dobradinha, para festejarem, para estarem tranquilos, porque só existem dois cenários: um clube respeita o valor digno de mercado do Viktor - não o da cláusula rescisão, o Sporting cede nisso -, e o Viktor vai cumprir o seu sonho e, a partir desse momento, estaremos completamente preparados para atacar o alvo. Num segundo cenário, esse clube de facto não quer o Viktor, o Viktor não quer nenhum outro projeto, e com três anos de contrato fica no Sporting e nós ficamos muito, muito contentes."
Passa-lhe pela cabeça ele não se apresentar? "Em relação a esses dramas... Estou no Sporting há 20 anos, já passei por inúmeros dramas de mercado, isto é uma novela. O fecho de mercado é cura para todos os males, por isso jogadores contrariados não é um problema nesta fase. O Viktor ficando, tem três anos de contrato, ficaremos muito contentes e será sim um problema para os nossos adversários."