O ala direito, de 22 anos, e os seus representantes sabem que vários emblemas equacionam a sua contratação e objetivo do futebolista é, a partir da próxima época, passar a jogar num nível mais alto. <br/>
Corpo do artigo
Milan van Ewijk, do Heerenveen, é o alvo que ganhou força no Sporting para ser contratado como o lateral-direito que vai concorrer, na próxima temporada, com Ricardo Esgaio. A SAD leonina e o treinador Rúben Amorim estudaram outros nomes, mas, mais recentemente, o neerlandês de 22 anos, por mais de um motivo, tornou-se preferencial. E o próprio Van Ewijk, que está a par da cobiça do Sporting, não fecha a porta a uma mudança para Portugal.
Os verdes e brancos já iniciaram há algum tempo contactos com os representantes do internacional sub-21 neerlandês, que em janeiro já tinha sido considerado como possível substituto de Pedro Porro, mas este é um dossiê que não irá ficar fechado no imediato, dada a participação do futebolista na fase final do Europeu que se realiza entre os dias 21 de junho e 8 de julho.
Contactado por O JOGO, Style de Jong, empresário de Van Wijk fez um ponto da situação em relação ao seu representado, para quem o futuro não irá certamente continuar a passar pelo Heerenveen, oitavo classificado no último campeonato neerlandês. "O Milan está nesta altura totalmente focado no Europeu sub-21 e não irá tomar uma decisão sobre o seu futuro até ao final da prova", começou por esclarecer o agente do jogador, revelando logo depois: "Ele e nós estamos a par do interesse de muitos clubes e também sabe do interesse de Portugal, do Sporting. É uma opção, a decisão final será do Milan, está tudo em aberto, incluindo Portugal."
A menos de três meses de completar 23 anos, Van Ewijk tem consciência que este é o momento de dar um salto em frente na carreira depois de duas temporadas ao serviço do Heerenveen. Isso mesmo é-nos confirmado por Style de Jong. "O Milan quer jogar num clube a um nível mais alto para se tornar um melhor jogador e atingir um potencial mais elevado", sublinhou, deixando subentendido que um emblema que dispute competições europeias também poderá ter um argumento de peso para convencer o jogador.
Na imprensa neerlandesa já têm surgido várias notícias sobre clubes que estão atentos a Van Wijk, nomeadamente o Anderlecht da Bélgica e alguns dos principais emblemas dos Países Baixos. Contudo, Style de Jong fez questão de esclarecer que "não é verdade que o Milan esteja à espera de eventuais propostas de Ajax e PSV", deixando entender que o futuro do lateral direito deverá passar por uma liga de outro país, depois de uma época em que somou seis golos e três assistência em 40 jogos disputados.
Entretanto, no dia de ontem, noticiava-se nos Países Baixos que o Heerenveen tenta encontrar um substituto para Van Ewijk, dando como certa a sua saída este verão. Em relação aos valores desejados para uma transferência pelo lateral pretendido pelo Sporting, o Heerenveen já terá recusado abordagens de outros clubes na ordem dos cinco/seis milhões de euros. Mas é crível é que os leões tenham de subir um pouco a parada.
Rival da Seleção Nacional no Euro
Com quatro internacionalizações sub-21, Van Ewijk é um dos 23 convocados do selecionador Erwin van de Looi para o Europeu sub-21 que se vai realizar na Geórgia e Roménia entre os próximos dias 21 de junho e 8 de julho. Uma competição que poderá colocar o alvo do Sporting em ação contra Portugal, uma das adversárias dos Países Baixos no Grupo A. O embate entre a Laranja e a Seleção Nacional terá lugar na segunda jornada, no dia 24. Antes Van Ewijk pode defrontar a Bélgica (21) e, por fim, a Geórgia (a 27). A partir daí pode ainda fazer mais três partidas se a sua seleção atingir a final da prova.