Declarações de Pedro Gonçalves em entrevista à Sporting TV
Corpo do artigo
Como está a correr a pré-época em Lagos: “Parece que ainda estou na primeira época e já vou na quinta. Sinto um grupo bastante enérgico, que gosta de meter intensidade nos treinos, dos duelos e como é mais jovem e com boa energia, tem sempre vontade de aprender. Os miúdos querem fazer melhor, gostam do um para um, de bater neles e isso é bom, dá-nos intensidade de treinos e capacidade física para quando for a sério”.
Tem dado ‘duras’ aos mais jovens? “Às vezes mando umas para o ar, mas sou mais de guardar as emoções para dentro. O Nuno [Santos] fica com esse papel. Os miúdos têm de levar à vontade, senão ainda levam mais”.
Nos jovens na sua posição, há alguém que salte mais à vista? “Há vários, o Afonso [Moreira] é bom no um para um e tem bom cruzamento de pé esquerdo. Depois o Mateus [Fernandes] joga mais a médio mas também é muito intenso, gosta de duelos e de pegar na bola”.
Saídas de Paulinho, Neto e Coates: “Claro que eram peças muito importantes, mas em termos de união de grupo e liderança... O Seba vamos sempre sentir a falta um bocado, porque, por exemplo, queremos levantar-nos da mesa depois de almoço e antes perguntávamos-lhe se podíamos ir. Ele nem precisava de falar e agora vamos ter essa dependência dele, porque foi capitão durante muitos anos, mas de certeza que o Morten [Hjulmand], o Dani [Bragança] e o [Gonçalo] Inácio vão fazer um bom papel, tiveram um bom exemplo e agora podem tentar melhorar e fazer a versão deles. Aprendi muito com eles e eles também comigo”.
Estágio no Algarve: “É bom para estarmos concentrados, conhecermo-nos a todos e termos experiências novas. De certeza que no final do estágio estaremos em excelentes condições”.
Qual o seu melhor momento no Sporting? “O golo ao Arsenal foi individualmente o momento mais alto e histórico, até me pediram as chuteiras para meter no museu. Se merecia o prémio Puskás? Depende, aquele golo era o mais visto, depois o Kane marcou e o Fatawu também marcou do meio-campo. Foi mais pelo jogo que foi, no Emirates e nos oitavos da Liga Europa, mas também há outros”.