Valentim Sousa brilha no Rio Ave: "Quem sabe, um dia, possa dar o salto para uma das grandes ligas"
Em Vila do Conde vai crescendo uma promessa: Valentim Sousa, 19 anos, tem a qualidade e a mentalidade necessárias para chegar longe. E já fez dois golos pela equipa principal
Corpo do artigo
Em Vila do Conde há um jovem que começa a fazer-se notar: Valentim Sousa, ou simplesmente Tim. Aos 19 anos, o extremo assinou recentemente o seu primeiro contrato profissional com o Rio Ave, comprometendo-se com o clube até 2027. Um momento importante na carreira de um jogador que já demonstra qualidade e ambição para ir mais longe.
Grande destaque nos sub-23, Tim tem vindo a afirmar-se junto da equipa principal do Rio Ave. Sob a orientação de Petit, já deu provas do seu talento ao marcar dois golos em jogos particulares frente ao Tondela e ao Paços de Ferreira. “Sinto-me muito bem quando sou chamado. Confiante e bem recebido, com toda a gente a ajudar-me a crescer e a melhorar. É uma oportunidade incrível e estou a fazer tudo para a aproveitar da melhor forma”, partilha o jovem com O JOGO. O objetivo é claro: “Num futuro próximo, quero estrear-me pelo Rio Ave na I Liga.”
Tudo a seu tempo, porque para já o foco está na Liga Revelação. O emblema de Vila do Conde ocupa o sexto lugar da Série A e luta pelo apuramento para a fase de campeão, algo que nunca conseguiu. Apesar disso, Valentim destaca que o grupo está focado em dar o máximo e crescer como equipa. “Enquanto for matematicamente possível vamos acreditar. Mas, acima de tudo, estamos empenhados em trabalhar bem no dia a dia e em atingir a nossa melhor versão, jogo após jogo. O nosso grande objetivo é crescer enquanto jogadores e aproveitar a proximidade que temos com a equipa principal”, expõe o futebolista natural da Póvoa de Varzim.
Sendo um dos mais utilizados na Liga Revelação, Valentim Sousa sublinha a importância desta competição no progresso dos jovens talentos. “É um campeonato muito competitivo, com jogadores de grande qualidade e muita vontade de vencer. É uma excelente plataforma para mostrarmos o nosso valor e nos prepararmos para os próximos passos da carreira”, remata o extremo que cumpre a primeira temporada na prova de sub-23.
"Sinto que aqui posso ser feliz, como tenho sido até agora. O Rio Ave oferece-me as condições ideais para jogar o meu futebol”
Valentim Sousa soma já quatro épocas ao serviço do Rio Ave, um clube que considera muito mais do que uma simples casa. “É um emblema histórico que me fez e faz crescer imenso, tanto como jogador como pessoa. Fui muito bem recebido desde o primeiro momento”, sublinha o extremo de 19 anos, profundamente grato pelas oportunidades que lhe têm permitido evoluir na carreira. “Sinto que aqui posso ser feliz, como tenho sido até agora. O Rio Ave oferece-me as condições ideais para jogar o meu futebol”, acrescenta. Ao longo do percurso, Valentim passou por emblemas como o Varzim, Póvoa de Lanhoso, Casa do Benfica de Fafe, FC Porto, Dragon Force e Vitória de Guimarães.
Com os pés bem assentes no chão, mas com ambição de sobra, o extremo não esconde os sonhos que alimentam o seu percurso. “Quem sabe, um dia, possa dar o salto para uma das grandes ligas europeias e, claro, representar a Seleção Nacional, que é o sonho de qualquer jogador de futebol. Trabalho todos os dias para chegar onde quero, é esse o meu pensamento”, assume, confiante de que está a trilhar o caminho certo no clube certo.