
Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior
AFP
Antigo árbitro espanhol comentou o caso de alegado racismo que marcou o jogo de terça-feira entre o Benfica e o Real Madrid, com Vinícius Júnior a queixar-se de Gianluca Prestianni
Leia também Mau tempo: vento forte coloca oito distritos sob aviso amarelo
Eduardo Iturralde González, antigo árbitro espanhol, comentou, na noite de terça-feira, o caso de alegado racismo no Benfica-Real Madrid (0-1), jogo da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, que chegou a ser interrompido vários minutos após Vinícius Júnior se queixar de que Gianluca Prestianni lhe chamou "mono" (macaco, em espanhol) várias vezes, com o argentino das águias a negar.
Em direto para o programa de rádio "El Larguero", Iturralde começou por explicar que a UEFA, que se encontra a investigar este caso, irá pedir declarações aos dois atletas envolvidos, mas também aos jogadores que se encontravam perto de ambos na altura dos alegados insultos racistas ao extremo brasileiro dos "merengues".
"Mbappé disse que ouviu os insultos, também lhe será pedido um depoimento. Havia dois ou três jogadores do Benfica perto de Prestianni, imagino que pedirão a todos declarações", referiu. No entanto, o ex-árbitro avisa, dando exemplos passados, que a chave decisiva para haver sanções num episódio destes é a existência de imagens que comprovem o suposto racismo contra Vini Jr., o que prevê ser complicado.
"Eles vão buscar alguma imagem em que se possa ver algo. Mas se não se vir nada, a UEFA não pode fazer nada, está de mãos atadas. Vimos com Diakhaby aqui em Espanha. A justiça não pode sancionar por convicções, tem de ser por factos. Vai ser muito complicado para a UEFA demonstrar o insulto de Prestianni. Oxalá que haja imagens e que se acabe com isto", desejou, a concluir.
⚠️ @Itu_edu: "La UEFA lo va a tener muy COMPLICADO para poder demostrar el insulto de Prestianni"
- El Larguero (@ellarguero) February 17, 2026
"Se abrirá expediente y se pedirá declaración a todos los jugadores presentes, como Mbappé"
❌ "Pero si no pueden VER nada, la UEFA no podrá hacer nada para sancionar" pic.twitter.com/pDSVE2yAyU

