
Estádio D. Afonso Henriques
Miguel Pereira/Global Imagens
Encontro da 14ª jornada da I Liga estava inicialmente previsto para as 18h00 de sábado e fora adiado para este domingo, à mesma hora
Vinte e quatro horas não foram suficientes para deixar o relvado do Estádio D. Afonso Henriques em condições seguras para a prática de futebol. Pela segunda vez consecutiva, V.Guimarães e Farense têm o jogo adiado devido ao gelo que tornou a parte sul do relvado perigosa, pelo risco de quedas.
Os primeiros sinais até pareciam positivos. Ao contrário da véspera, jã não havia funcionários a espalhar água a escaldar e a picar o relvado nas zonas mais críticas. Apenas se mantinham os painéis fotovoltaicos que tinham sido colocados na noite de sábado. Estes foram retirados a cerca de 30 minutos da hora agendada para o apito inicial (18 horas) e o aquecimento parecia estar a correr normalmente, mas não foi assim.
O gelo no relvado voltou a impedir a realização da partida, vinte e quatro horas depois da primeira tentativa
André André e Ricardo Quaresma, por exemplo, foram especialmente cautelosos e minunciosos a avaliar o estado do relvado e a testar a aderência. Por outro lado, também a equipa de arbitragem se apercebeu que ainda não estava tudo resolvido, porque o juiz Fábio Veríssimo escorregou durante um exercício.
A cerca de 10 minutos das 18 horas, todos recolheram ao balneário para logo a seguir regressarem os delegados ao jogo e a equipa de arbitragem. Avaliaram as zonas mais problemáticas e conferenciaram, antes de recolherem ao balneário e aguardarem os 30 minutos regulamentares para que a decisão final fosse tomada.
13235961
Passado esse prazo, a avaliação foi repetida a dois tempos. Primeiro, foi o próprio Fábio Veríssimo a testar a aderância ao relvado e a resposta não poderia ser pior: fez uma corrida, tentou deslizar e fê-lo por alguns metros, como se estivesse numa pista de gelo. Alguns minutos mais tarde, a equipa de arbitragem e os delegados ao jogo regressaram ao relvado, mas desta vez acompanhados pelos capitães de equipa, André André e Ryan Gauld. Também eles perceberam que nos dois corredores, nas imediações da grande área, a aderência era muito fraca.
Cinquenta minutos depois da hora marcada para o início, confirmou-se que o jogo não se iria realizar neste domingo.
