José Peseiro aproveita jogo de domingo, com o Portimonense, para fazer um miniestágio.
Corpo do artigo
Depois de treinar de manhã, num dos relvados do complexo do clube, o Vitória de Guimarães partiu esta quarta-feira, ao princípio da tarde, para o Algarve. Como o Vitória joga domingo em Portimão, com o Portimonense, para a 26.ª jornada do campeonato, José Peseiro optou por procurar conhecer melhor os jogadores e fortalecer a união do grupo com a realização de um miniestágio em Alvor.
A recuperar de um problema físico sofrido há uma semana e meia, no Funchal, diante do Marítimo, Wakaso é o único jogador do plantel que não integrará a comitiva vitoriana. Embora não possa fazer parte das opções do novo treinador do Vitória, Pedro Henrique viajará para o Algarve, com a intenção de acelerar a recuperação de uma lesão muscular, com treinos de integração no relvado do hotel onde a equipa estagiará.
Se Jubal já não faz parte das preocupações clínicas dos vitorianos, a utilização de Hurtado no encontro com a equipa de Vítor Oliveira ainda é uma incógnita. Uma lesão no adutor esquerdo impediu o internacional peruano de participar no primeiro treino - anteontem - após o jogo com o Belenenses.
Portimão decide objetivo europeu
O anunciado objetivo europeu está dependente de uma vitória, domingo de manhã, em Portimão. Caso contrário, o Vitória de Guimarães ficará praticamente afastado da luta pelo último lugar de acesso à Liga Europa, uma vez que, com 24 pontos em disputa, poderá ficar a dez do primeiro concorrente do "comboio europeu", o Rio Ave, que sábado recebe o Feirense.
Na apresentação, há uma semana, como treinador do Vitória, José Peseiro assumiu a intenção de continuar a lutar por um lugar de acesso às provas europeias. O sucessor de Pedro Martins revelou que esse continua a ser o objetivo mesmo sabendo que, por estar em nono lugar e com mais quatro equipas à frente, é complicado atingir a desejada meta de terminar o campeonato na quinta posição, que permitirá participar nas eliminatórias da Liga Europa se o vencedor da Taça de Portugal for o FC Porto ou o Sporting.
Depois do seu primeiro jogo no comando da equipa - empate na receção ao Belenenses -, o Vitória aproximou-se ligeiramente dos outros candidatos - perderam todos -, mas a diferença pontual continua a ser expressiva e indicadora de que não poderá cometer deslizes significativos. A nove jornadas do final do campeonato está a sete pontos de distância do Rio Ave, a seis do Chaves, e a três de Boavista e Marítimo. Vencer o Portimonense no seu terreno será assim determinante para a equipa de Peseiro manter a esperança de concretizar o sonho de competir nas provas da UEFA pela segunda época consecutiva. O que, sublinhe-se, já não acontece desde 1998/99, temporada em que foi "europeu" pela quarta vez seguida, um dos períodos áureos da história do clube.