Lateral-direito regressou aos relvados no jogo-treino realizado quinta-feira, contra o Rebordosa, após mais de três meses de paragem, e pode finalmente ser utilizado por Luís Freire
Corpo do artigo
A paragem do campeonato trouxe boas novidades ao plantel do V. Guimarães. Bruno Gaspar regressou aos relvados no jogo-treino realizado na quinta-feira, contra o Rebordosa, equipa do Campeonato de Portugal, e bem pode ser considerado um “reforço” de inverno para ajudar na luta pelo apuramento para as provas europeias, numa altura em que está acesa a disputa, sobretudo com Santa Clara, Casa Pia e Estoril.
Recuperado de uma depressão que o afetou ainda nos tempos do Sporting, Bruno Gaspar mostrou uma força mental impressionante para recuperar de uma paragem tão prolongada.
Bruno Gaspar entrou, aos 64 minutos, para o lugar de Hevertton e deixou claro que está totalmente recuperado da rotura muscular. Para trás ficam mais de três meses sem competir. O defesa jogou pela última vez a 2 de dezembro de 2024, contra o Gil Vicente, tendo alinhado os 90 minutos. No entanto, uma semana depois lesionou-se no aquecimento antes do jogo contra o Benfica, na Luz. Foi o início de uma longa maratona, ao ponto de ainda nem ter jogado sob o comando de Luís Freire.
Antes de se lesionar, Bruno Gaspar vivia um bom momento, com 17 jogos, um golo e quatro assistências
Tido no clube como um profissional exemplar, o defesa empenhou-se na recuperação, mas sem queimar etapas, mostrando muita força mental por enfrentar uma paragem tão longa.
Aos 31 anos, Bruno Gaspar está naturalmente mais maduro e, para trás, ficaram alguns momentos marcantes, tanto do ponto de vista pessoal como profissional. Foi até com a coragem e a determinação com que enfrenta os adversários que contou, há tempos, que teve uma depressão quando estava no Sporting, em 2018/19. Em Alvalade até fez 30 jogos, mas, nas duas épocas seguintes, foi emprestado, primeiro, aos gregos do Olympiacos e, posteriormente, aos canadianos do Vancouver Whitecaps.
Paragem: internacional angolano não joga desde 2 de dezembro de 2024, quando defrontou o Gil Vicente
De regresso a Guimarães, em 2021, esteve a época toda sem jogar devido a lesão, voltando a estar em grande na temporada passada. Esta época estava novamente a ter a alegria de jogar, tendo realizado 17 jogos, mas lesionou-se e teve de parar. Agora pode sonhar com o regresso à I Liga.
Maga é alternativa à esquerda
O regresso de Bruno Gaspar e a contratação de Hevertton para o lado direito da defesa podem levar Luís Freire a apostar com mais insistência em Maga como lateral-esquerdo, permitindo, dessa forma, que João M. Mendes possa também ser poupado em alguns momentos, mesmo quando for titular.
O habitual dono do lado esquerdo tem sofrido enorme desgaste, como atestam os 42 jogos e os 3 502 minutos de utilização em todas as competições desta temporada. No jogo-treino desta semana, em Rebordosa, Bruno Gaspar entrou para lateral-direito, enquanto Maga jogou no lado oposto.