O único jogador do plantel que ainda não falhou um jogo vai igualar o melhor registo de sempre na receção ao rival
Corpo do artigo
O dérbi de domingo, com o Braga, poderá ter um significado ainda mais especial para Nuno Santos. O médio, que tem sido regularmente utilizado como ala esquerdo, prepara-se para igualar a melhor marca de sempre no escalão principal, quando ainda faltam disputar muitas jornadas até ao final da época, o que significa que deverá ultrapassar largamente o registo de 2021/22. Ao serviço do Paços de Ferreira fez 38 jogos (seis golos e duas assistências) e agora soma 37, também com seis golos, mas mais quatro passes decisivos.
No Paços de Ferreira, em 2021/22, fez 38 jogos, número que atingirá agora diante do Braga, e também apontou seis golos, mas contabilizou menos quatro assistências do que as que tem esta época.
O jogador, natural do Porto, é o único do plantel vitoriano que não falhou qualquer jogo da equipa, tendo sido utilizado nos 21 do campeonato, 12 da Liga Conferência (seis das eliminatórias e mais seis da fase de liga), três da Taça de Portugal e um da Taça da Liga. João Miguel Mendes, com 35 jogos, é o que mais se aproxima, seguindo-se um trio com 34: Bruno Varela, Tomás Händel e Samu. Aliás, dos clubes da I Liga que têm mais de 30 encontros realizados, apenas outros quatro participaram em todas as partidas das respetivas equipas: Ricardo Horta e Roger, com 40, no Braga; Trincão e Geovany Quenda, do Sporting, com os mesmos 37 do jogador do Vitória.
Nas quatro provas diferentes, só não marcou na Taça de Portugal. Fez três golos no campeonato, dois na Liga Conferência e um na Taça da Liga
Nuno Santos tem também revelado uma singular apetência para marcar. Com seis golos, está a apenas dois da melhor marca, conseguida na II Liga, em 2018/19, pelo Benfica B, sendo o melhor da equipa em todas as competições, com mais um do que Samu, Tiago Silva, João Mendes e Nélson Oliveira.
Registo simbólico: Bruno Varela ultrapassa Neno
Ao cumprir o jogo 159 pelo Vitória de Guimarães, em Famalicão, Bruno Varela ultrapassou o registo do mítico Neno. O capitão dos vimaranenses é o sétimo guarda-redes da história do clube com mais jogos, numa lista liderada por António Jesus, com 256, seguido de Douglas (235) e Nilson (232).
Varela é, no geral, o 44.º jogador do clube com mais jogos e está muito perto de entrar no top- 40, faltando apenas seis para igualar Quim Berto, que somou 165. Com 34 participações esta época, não sofreu golos em 13, parcela que inclui os dois últimos, frente ao Aves SAD e em Famalicão.