América obrigou-o o estar no treino de sexta-feira, mas o médio só trabalhou na fase do aquecimento e já não seguiu para o estágio da equipa. Portistas têm até terça-feira para o inscrever na Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
O FC Porto levou a melhor sobre a concorrência e fechou com o América a contratação de Matheus Uribe.
O negócio ainda não tinha recebido carimbo oficial quando O JOGO fechou a edição deste sábado, mas apenas por questões burocráticas. Os contornos da operação estão concluídos e o contrato que o médio irá assinar também.
Dragões pagam uma verba na casa dos dez milhões de euros pelo médio, que é esperado nas próximas horas na Invicta para assinar
Os dragões pagam aos mexicanos uma quantia na casa dos dez milhões de euros, aos quais será acrescentada uma verba (não conhecida) mediante a concretização de objetivos. Já o internacional colombiano assinará um contrato válido até 2023, podendo, de acordo com algumas fontes no México, ficar com um salário anual acima dos três milhões de euros brutos.
Em virtude da papelada que era necessária trocar para que o acordo entre clubes pudesse ser anunciado, Uribe teve de comparecer no centro de treinos do América para trabalhar. As águias até revelaram nas redes sociais um vídeo da fase do aquecimento com o médio integrado, numa tentativa de provar que este se encontrava a treinar normalmente, mas isso não aconteceu. Ao que apurámos, o internacional colombiano deixou o grupo pouco depois, assistindo ao resto da sessão sentado do lado de fora do relvado. Aliás, o jogador de 28 anos já nem sequer seguiu com os companheiros para o estágio antes do jogo com o Tijuana, que se realiza às primeiras horas deste domingo.
11170853
O momento da chegada à Invicta é o único dado que estava por confirmar ao final da noite em Portugal, uma vez que, devido à diferença horária em relação ao México (menos seis horas), ainda não havia fumo branco. No entanto, os responsáveis portistas contam que o Uribe se apresente no Porto até ao final deste domingo. Dessa forma, o médio poderá efetuar exames médicos no dia seguinte de manhã, assinar contrato e ficar apto para ser inscrito na Liga dos Campeões, já que a lista enviada anteontem poderá ser alterada até terça-feira. No entanto, é pouco provável que o reforço venha a integrar a comitiva que se deslocará a Krasnodar.
O substituto de Héctor Herrera já se encontrava a competir, o que teoricamente o torna pronto a jogar, mas está completamente a leste das ideias de jogo de Sérgio Conceição. Se viajar, será apenas numa perspetiva de integração, uma vez que, três dias depois, os portistas estreiam-se no campeonato.
Depois da dupla argentina Saravia e Marchesin, o colombiano Uribe junta-se ao compatriota Luis Díaz e é o quarto jogador contratado neste mercado pelo FC Porto que disputou a última edição da Copa América. Antes adversários, agora colegas de equipa.