A formação de Leiria venceu o adversário por 1-0, com golo de Muñoz
Corpo do artigo
A União de Leiria impediu este domingo o Penafiel de se isolar na liderança da II Liga, ao vencer na receção à formação duriense por 1-0, em jogo da 24.ª jornada, com um golo de Juan Muñoz.
O Penafiel podia chegar à liderança em caso de vitória, depois do empate do Tondela frente ao Torreense (2-2), mas desperdiçou a oportunidade com uma exibição pálida, quedando-se no terceiro lugar, com 40 pontos, a dois dos beirões e do Alverca.
Em contraponto, a equipa da casa mostrou-se sólida e perigosa, subindo ao sexto lugar após a vitória.
A União de Leiria entrou melhor e podia ter marcado logo aos dois minutos, não fosse Manuel Baldé ter travado um remate perigoso de Juan Muñoz.
O avançado espanhol foi uma ameaça para os penafidelenses ao longo do primeiro tempo, assumindo a condução do ataque dos locais e conseguindo ainda o golo que definiu o resultado.
A equipa de Hélder Cristóvão reagiu à pressão e à passagem do quarto de hora de jogo chamou a si o domínio, mas foi incapaz de criar situações de perigo.
Pelo contrário, a formação da casa surgia com frequência junto da baliza de Baldé. Aos 23 minutos foi Orphé Obina a colocar à prova o guarda-redes visitante e, aos 35, uma grande jogada de Jordan van der Gaag permitiu um remate de João Resende ao poste.
Em crescendo, a União de Leiria inaugurou o marcador aos 39 minutos: Habib Sylla cruzou da direita, Baldé falhou a interceção e Muñoz rematou para o 1-0.
Antes do intervalo, os leirienses ainda podiam ter elevado a contagem num forte remate de Muñoz e num cabeceamento perigoso de Zé Vítor.
O Penafiel tentou mudar algo com a entrada de Suker ao intervalo e três substituições a 20 minutos do final, mas a equipa continuou com muitas dificuldades na construção e só incomodou Kieszek no período de descontos, num livre de João Silva.
A União de Leiria manteve o controlo e até podia ter voltado a marcar em contra-ataque, mas Jorge Silas preferiu reforçar o meio campo e suster o esforço final do adversário, confirmando o 1-0 final.