União de Lamas vai disputar o Campeonato de Portugal: "Subida fervorosamente festejada"
Alexandre Pardal, jogador do União de Lamas, fala a O JOGO sobre a subida do clube aveirense ao quarto escalão do futebol nacional, após ser campeão na distrital de Aveiro
Corpo do artigo
Como um dos jogadores mais experientes do plantel, o lateral-direito Alexandre Pardal, que já jogou em França no Créteil, numa equipa treinada por Carlos Secretário, viveu época amplamente satisfatória, apresentando 29 jogos e uma ligação bem oleada aos sentimentos dominantes em Santa Maria de Lamas com a subida alcançada.
"O objetivo para esta época era a subida, algo que o clube há muito almejava, após andar perto noutras épocas. Muito merecido para os adeptos! Subir assim pode fazer parecer que o campeonato foi um passeio, mas não! Tivemos clubes históricos como Ovarense e Espinho, que investiram forte para subir, ou mesmo o Águeda. A prova disso foi que estivemos a cinco pontos do primeiro", evidencia.
"Ao nível pessoal, cheguei em fevereiro do ano passado, a tempo de vencer a Taça e a Supertaça da AF Aveiro. Gosto muito do clube, tem uma massa crítica grande e isso é sempre desafiante para qualquer atleta", valoriza.
"Fui melhorando tal como a equipa, espero dar continuidade até ao final da época e juntar a supertaça ao campeonato!", vai avisando Pardal, desenvolvendo a devoção dos lamacenses.
"Foi enorme, o União tem uma grande massa associativa que acompanha o clube para todo o lado e esta subida foi fervorosamente celebrada! É importante o clube estabilizar no Campeonato de Portugal, pois temos o exemplo da Florgrade, que subiu o ano passado e já desceu", sublinha o lateral-direito, identificando os degraus vitais de uma escada para o céu.
"Foram três momentos chave! O primeiro foi a manutenção de praticamente todo o plantel com reforços cirúrgicos. A base para uma subida estava criada. O segundo foi a mudança de treinador, a direção decidiu mudar, numa altura em que estávamos com cinco pontos de atraso. Foi uma decisão correta, o mister Fernando Pereira trouxe outra dinâmica conforme os resultados o dizem, mas, nada pode apagar o contributo do mister Fábio Pais no planeamento da presente temporada", justifica, terminando. "O momento capital foi a vitória em casa contra a Ovarense numa altura que estávamos com o atraso e foi aí que arrancamos definitivamente para o titulo", ressalva.