Ukra jogou com o extremo e destaca a sua capacidade no um para um e a facilidade de remate
Corpo do artigo
Autor do golo que garantiu o empate (1-1) no Estádio do Dragão na segunda-feira, Umaro Embaló tem o apelido que facilita o trocadilho fácil, ainda por cima tendo em conta a forma como embalou na direção da baliza do FC Porto para se estrear a marcar pelo V. Guimarães.
Companheiros de equipa no Rio Ave, na época passada, ambos foram treinados por Luís Freire, facto que o antigo jogador valoriza para acreditar que o reforço de inverno vai fazer a diferença.
Quem conhece o extremo de 23 anos sabe que é bem capaz de golos daqueles. Ukra é um deles. Jogou com Umaro na época passada, no Rio Ave, e gostou do que viu, lembrando que se trata de um jogador que garante “mais verticalidade ao jogo”, como se viu no Dragão. Especialista na matéria, Ukra deixa mais elogios na hora de descrever as capacidades de Umaro Embaló. “É um jogador forte no um para um. É esquerdino, mas também joga muito bem com o pé direito. Na época passada até fez um grande golo pelo Rio Ave, contra o Sporting, de pé direito”, disse.
“Apesar de ser um rapaz mais pequeno e mais franzino, é duro nos duelos”
Reforço de inverno do V. Guimarães, depois de ter iniciado a época nos neerlandeses do Fortuna Sittard, Umaro Embaló somou o terceiro jogo pela formação minhota e aguarda a estreia como titular. Mas independentemente do estatuto, Ukra destaca o profissionalismo do antigo companheiro. “Uma das coisas de que gostei no Umaro foi a ética de trabalho que tinha. Dava o máximo todos os dias”, sublinha, dando um exemplo: “Quando veio para o Rio Ave, jogávamos numa linha de cinco atrás, em 3x4x3, e ele tinha de fazer a ala toda. Era uma posição que exigia muito em termos físicos e defensivos. Apesar de ser um rapaz mais pequeno e mais franzino, é duro nos duelos. Adaptou-se super bem ao que era exigido em termos de trabalho. E surpreendeu-me muito a disponibilidade e o querer”.
Ukra acredita ainda que Umaro Embaló vai crescer imenso por voltar a trabalhar com Luís Freire. “Como ele já conhece o treinador e este também o conhece, obviamente que é bom para os dois”, justificou.
“Gosta de estar no cantinho dele”
Umaro Embaló e Ukra jogaram juntos no Rio Ave, na segunda metade da época passada, e criaram uma boa relação fora do campo. O ex-jogador guarda boas recordações do agora extremo do V. Guimarães. “É muito brincalhão, bem disposto, muitas vezes está no cantinho dele, mas gosta sempre de uma brincadeira. É um miúdo de sorrisos fáceis”, recorda o antigo jogador em declarações a O JOGO, descrevendo ainda o autor do golo da equipa vitoriana no Estádio do Dragão como uma pessoa “muito humilde”.