Morato já se treina com os seniores do Benfica e admite estar a aprender muito com Bruno Lage e o capitão Jardel.
Corpo do artigo
Chegado ao Benfica há cerca de três meses, Morato tem jogado pelos bês, sub-23 e, como sucedeu em Leipzig, também pelos juniores, tendo ajudado a garantir o acesso aos "oitavos" da Youth League. Aos 18 anos, o central tem convencido Bruno Lage, sendo regularmente chamado aos treinos da equipa principal, onde, como conta, tem tido no treinador, mas também no experiente capitão Jardel, um grande apoio.
"É sempre muito bom ir à equipa A, e todos os dias aprendo uma coisa nova. Ele [Bruno Lage] fala comigo, assim como o Jardel, que me dá bastantes dicas sobre o que devo fazer como central, a defender em linha, a fazer marcações e como meter o pé na hora certa", assegura Morato, antes de se dizer apto a ser lançado entre os graúdos. "A adaptação está a ser muito boa, todos me receberam muito bem, apesar de tudo ser diferente de onde venho. Ainda estou a adaptar-me, mas sinto-me cada vez mais leve para poder ajudar os meus companheiros", garante o defesa, em conversa após o triunfo do Benfica sobre o Leipzig (3-0) na Youth League. Perante a insistência sobre a equipa principal, Morato diz que está a trabalhar para que tal seja possível: "Não posso responder se sim ou não, mas trabalho para isso. Agora, a cada treino que faço com eles sinto-me mais à vontade e, se surgir uma oportunidade, quero estar preparado."
11566909
O ingresso no Benfica em tenra idade, deixando o São Paulo a troco de seis milhões de euros, não tem sido um caminho fácil para Morato, mas este garante que está a encaixar-se no país e no novo clube. "Não sou alguém que se deixe levar. Os jogos aqui são mais rápidos e tenho de me adaptar a isso o mais depressa possível. Nunca é fácil trocar a nossa casa por um lugar novo. Mas sabemos que o futebol é assim, umas vezes estamos aqui, noutras estamos lá...", refere, apontando Sergio Ramos como um exemplo a seguir "pelas conquistas".