Mensagem de Karoglan, ex-avançado dos minhotos, para uma equipa que diz ter todas as condições para "alcançar o segundo lugar"
Corpo do artigo
Depois da paragem competitiva, o Braga visita, no domingo, Chaves, onde não perdeu nas últimas seis deslocações, uma das quais para a Taça de Portugal. A última vez que saiu derrotado de Trás-os-Montes foi há mais de 26 anos, quando perdeu por 5-2, com um dos golos da equipa de Manuel Cajuda a ser apontado pelo agora treinador Artur Jorge. Karoglan, ex-jogador dos minhotos, puxa a fita atrás.
"Na minha altura, o Braga era uma equipa que jogava para não descer de divisão. Agora não tem nada a ver com o do meu tempo, há uma diferença muito grande para o que era há 25 anos. Atualmente, é um mundo completamente diferente", defende o croata que, depois de duas épocas no Chaves, ingressou no clube minhoto em 1993/94. Hoje, o Braga "está a criar bases para lutar pelo título" e, segundo Karoglan, que na Croácia continua a acompanhar e a torcer pelo clube onde terminou a carreira, em 1999, os jogadores e todos os que fazem parte da estrutura "têm de acreditar, porque um ano o clube vai conseguir ganhar a Liga."
"Este Braga é outro mundo. No meu tempo, a equipa jogava para não descer"
Conquistar o título esta época "já não será possível", no entender do ex-jogador, mas o segundo lugar "está ao alcance" da equipa liderada pelo seu amigo Artur Jorge. "Muito trabalho é o que se pede aos jogadores. E quando estiverem em casa e forem dormir, pensem sempre em ganhar. Têm de pensar em ganhar, de dia e de noite", aconselha o quarto melhor marcador de sempre do Braga, com 65 golos, atrás de Ricardo Horta, Mário Laranjo e Chico Gordo. "Se a equipa conseguir um lugar de acesso à Liga dos Campeões, já será uma época muito boa".
Karoglan não tem dúvidas que depois da derrota dos minhotos na primeira volta, em casa, o Chaves vai ser um oponente "duro e outra vez muito complicado", mas o antigo goleador acredita na capacidade da equipa arsenalista em ultrapassar um adversário que tem menos pontos em casa (14) do que fora (18). "O Braga tem muita qualidade, é uma equipa séria, não brinca", considera, sustentando a análise com o que viu na receção ao FC Porto. "Sinceramente, gostei muito do que eles fizeram."
16084831
"Surpreendido" com Artur Jorge
Nas seis épocas em que representou o Braga, Karoglan jogou com Artur Jorge. "Para mim, é uma surpresa o que está a fazer", afirma o ex-avançado. "Fiquei surpreendido, porque não pensava que seria capaz de chegar à equipa principal e obter os resultados que está a conseguir", acrescenta, sublinhando que "não se trata de uma questão de não acreditar" nas qualidades do técnico da equipa arsenalista. "Ainda está a dar os primeiros passos ao mais alto nível e a verdade é que está a ter grande sucesso. É muito bom o que está fazer", elogiou.
16084604