Francisco América Barbosa regressou a Portugal para ver o filho jogar e... marcar. Fransérgio fez questão de festejar com o progenitor, que tinha adivinhado o golo frente ao Tondela, o primeiro da época...
Corpo do artigo
Fransérgio regressou neste domingo aos golos, depois de uns intermináveis 507 (!) dias sem festejar. O remate cruzado do médio, já nos descontos do segundo tempo (96"), serviu, no plano coletivo, apenas para engordar os números de um triunfo tranquilo sobre o Tondela (3-0), mas, na altura, o momento ganhou especial relevância pela forma como o brasileiro celebrou: depois de marcar, Fransérgio olhou para a bancada, apontou, e chamou um senhor, com quem partilhou abraços prolongados e um festejo emotivo.
Pois bem, esse senhor é Francisco América Barbosa, o pai de Fransérgio, que veio a Portugal visitar o filho quase dois anos depois da última viagem feita ao nosso país.
A verdade é que, conta o jogador, sempre que o pai está por perto, os golos aparecem; já era assim no Marítimo e continua a ser no Braga, numa espécie de amuleto da sorte com ligações familiares. No entanto, na última visita, nem tudo correu bem. Francisco América Barbosa esteve por cá em novembro de 2017, quando Fransérgio marcou dois golos na vitória (3-1) europeia sobre o Hoffenheim - tinham sido os últimos do brasileiro pelo Braga... No entanto, no jogo seguinte, na receção ao Feirense para o campeonato (27 novembro de 2017), o médio sofreu uma rotura de ligamentos do joelho direito que o afastou da competição durante um largo período. Na altura, Francisco América Barbosa regressou a casa, ao Brasil, abatido pelo infortúnio do filho, que se despediu de muletas; seguiram-se vários meses de recuperação antes do regresso aos relvados, que aconteceu apenas no primeiro jogo desta época, frente ao Zorya.
https://ojogo.vsports.pt/embd/51668/m/449807/ojogo/2443b7560bb635b614741986c5dd9c6c?autostart=false
Por tudo isto, o golo de domingo foi especial para Fransérgio, até porque tinha recebido essa premonição do progenitor nos dias que antecederam o jogo com o Tondela. "Vais regressar e vais marcar", disse-lhe o pai. Em suma, da última vez que o tinha visto jogar, o médio lesionou-se com gravidade; agora, regressou de uma lesão (pequeno problema muscular) para voltar a marcar, 507 dias e 31 jogos depois. E com o pai a apoiá-lo.
Não se sabe muito bem quantos foram, mas Fransérgio garante que parte significativa dos 22 golos que marcou desde que chegou a Portugal aconteceram com o pai na bancada. Curiosamente, este foi o primeiro remate certeiro que o médio assinou pelo Braga na I Liga, numa competição na qual já não marcava desde o triunfo (3-1) do Marítimo sobre o Arouca, a 19 de março de 2017. Na época passada, os quatro golos que apontou pelos arsenalistas foram todos na Liga Europa (Basaksehir, Ludogorets e Hoffenheim, este com um bis).
Pelo sim, pelo não, o melhor mesmo é Fransérgio comprar um bilhete para o pai para o jogo do próximo sábado, em Santa Maria da Feira...