O técnico que lançou o defesa francês no Toulouse em 2018/19, Alain Casanova, vê nele grandes qualidades técnicas e físicas, e diz que "sai a jogar como um médio".
Corpo do artigo
Jean-Clair Todibo foi a última cara nova a ingressar nos quadros do Benfica, por empréstimo do Barcelona, e será um concorrente por um dos dois lugares no eixo da defesa encarnada.
Apesar da juventude, apenas 20 anos, o francês reúne condições para pôr em xeque os colegas com quem disputa a titularidade, segundo o técnico que o lançou na equipa principal do Toulouse, em 2018/19. A O JOGO, Alain Casanova explica que Todibo, que irá aproveitar as lições de Jesus, tem boa técnica, sabe sair a jogar e até tem condições para poder atuar no meio-campo.
O que viu em Todibo no Toulouse?
-É um rapaz que tecnicamente está muito à vontade, tem muito boa técnica individual, boa receção de bola e capacidade de passe. Também tem uma grande capacidade de controlo emocional, dado que é capaz de sair com bola sob pressão. Basicamente, passou a ser um central que sai a jogar como um médio, com muita facilidade e sem criar problemas à sua equipa. Tem ainda uma grande capacidade atlética, velocidade, força, boa impulsão e jogo de cabeça.
E que lacunas ou deficiências aponta para correção?
-A nível geral, tem poucas coisas a melhorar. Quando se estreou, cometeu determinados erros devido a algum facilitismo, porque confia muita na sua velocidade e força, correndo riscos desnecessários em determinadas situações, algo que acontece mais quando se é jovem e mais inexperiente. Para mim, isso não era um problema, porque quero defesas que saibam sair a jogar, daí a adaptação dele de médio a defesa-central. E ele arriscava atrás, tentava sair em drible e por vezes perdia a bola, deixando a equipa em perigo. Mas são situações que melhoram com o tempo. Lembro-me de um jogo em Guingamp em que ele, aos 10 minutos, quis sair em drible, perdeu a bola e viu um amarelo por ter de fazer falta, repetindo a mesma jogada poucos minutos depois, que resultou no segundo amarelo. Foi expulso em 30 minutos. Eu não lhe dei na cabeça por isso, porque sempre quis ter jogadores que assumissem o risco e melhorassem a partir daí.
Ainda tem margem para evoluir?
-É alguém que ainda vai evoluir muito, porque quando saiu do Toulouse ainda estava numa fase de formação e o facto de ter ido para o Barcelona e para o Schalke não foi muito bom para ele, porque não trabalhou o que necessitava, dado tratar-se de clubes, principalmente o Barça, em que há competição mais do que aperfeiçoamento dos jogadores.
Que lhe parece este ingresso no Benfica?
-É uma oportunidade extraordinária, tal como encontrar Jorge Jesus, porque é um treinador que o vai obrigar a trabalhar no plano defensivo e, com isso, progredir muito. Todibo é um rapaz com um futuro brilhante pela frente que tem de decidir o que quer fazer: se mantém o trabalho para ser um extraordinário defesa-central ou, como ele sempre desejou, se pretende ser mais médio-defensivo. Ele pode ser um central de topo ou um médio-defensivo razoável, a escolha é dele. Nesta fase não se deixará afetar pela pressão e vai entrar na rotação de centrais do Benfica.
Mas acredita que pode conquistar um lugar no onze?
-Não sou treinador do Benfica, mas conheço muito bem as suas qualidades. Há Otamendi, Vertonghen, gente com experiência, mas Todibo tem um perfil diferente, com muitas qualidades, tanto no plano defensivo como ofensivo. Tem muita mobilidade, pode jogar numa linha defensiva como Jorge Jesus aprecia, que joga alto e deixa espaço das costas, tendo ele a capacidade para ir buscar esse espaço pela sua velocidade. Taticamente, é um jogador que encaixa o que lhe dizem e que irá fazê-lo muito bem com Jesus. O Benfica fez uma grande escolha, Todibo tem um grande futuro pela frente e vão ficar surpreendidos. Otamendi e Vertonghen vão ter lesões, é normal, e ele é um jogador cheio de vitalidade e com uma saúde de ferro. Acho que vai aprender mais com Jesus do que com os dois companheiros da defesa.
Benfica já seguia jogador há muito
A chegada de Todibo ao Benfica deu-se já na reta final do mercado de verão, mas, segundo confirmou a O JOGO Alain Casanova, o jovem já era alvo das águias há muito tempo, assim como de vários outros emblemas. "Alguns clubes têm-me pedido informações sobre ele [Todibo]. Aliás, até me ligou alguém, a pedido do Benfica, no último mercado de inverno e continuo a dar recomendações. Penso que o Benfica já o seguia há mais tempo, como acontece com outras promessas em toda a Europa. Faz parte", afirmou o treinador, agora sem clube.