Na condição de anfitriões, os portistas têm um saldo positivo contra equipas inglesas: oito vitórias, oito empates e seis desaires.United e Chelsea também tombaram duas vezes.
Corpo do artigo
É sabido que o histórico do FC Porto nas eliminatórias contra equipas inglesas não é favorável aos dragões, mas, contabilizando apenas os jogos em casa, o caso muda de figura. Em 22 jogos oficiais como anfitrião, o emblema azul e branco saiu vitorioso de oito, empatou outros oito e perdeu seis. Uma cifra equilibrada, mas, ainda assim, positiva para os portistas.
Contra o adversário desta quarta-feira, então, o registo é ainda mais sorridente. Nas três receções anteriores aos “gunners”, o FC Porto venceu duas e em épocas consecutivas, já depois de um 0-0 inaugural, na fase de grupos da Liga dos Campeões 2006/07. Em 2008/09, na mesma etapa da prova milionária, Bruno Alves e Lisandro López carimbaram um triunfo por 2-0. Na campanha seguinte, na primeira mão dos “oitavos”, Silvestre Varela e Falcao anularam um golo de Sol Campbell (2-1) para colocarem os dragões na frente da eliminatória.