Lesão muscular sofrida no dérbi com o Boavista afasta o médio do desafio com o Milan. Marcano, com uma entorse, está em dúvida.
Corpo do artigo
O FC Porto saiu do dérbi com o Boavista com uma baixa e uma dúvida para a visita ao Milan: Matheus Uribe e Iván Marcano, respetivamente. A este quadro junta-se o contrarrelógio de Wendell para voltar às opções. Mas vamos por partes.
O clube informou que o médio colombiano, substituído durante a partida, fez ontem, domingo, tratamento a uma lesão muscular na coxa direita, sem especificar o problema.
Contudo, Uribe não estará mesmo em condições de jogar quarta-feira e tem a visita ao Santa Clara em risco, assim como a disponibilidade de defender a Colômbia no período de seleções que se seguirá.
Tudo dependerá da resposta do corpo ao longo dos dias. Para os dragões, é uma baixa de peso num jogo determinante da Liga dos Campeões. Excluindo Diogo Costa, o cafetero é o quarto jogador mais utilizado do plantel (999 minutos), um elemento que tem sido pouco menos do que imprescindível no meio-campo de Sérgio Conceição. O treinador já revelou que é nesse setor que tem as "maiores (boas) dores de cabeça" e vai rodando as opções, mas sem tocar em Uribe - foi poupado nas taças e, no campeonato, só não foi titular na primeira jornada. Uma preponderância que se espelha nos números. Matheus é, por exemplo, o médio da Champions com maior eficácia nos duelos defensivos (81,8%) e, esta época, fixou um recorde pessoal de recuperações de bola: foram 18 diante do Paços de Ferreira, mais duas do que diante do Milan...
Quanto a Marcano, fez tratamento a uma entorse no tornozelo direito, depois de ter terminado o dérbi em sacrifício, mas é possível que esteja apto para defrontar os italianos. No fundo, é o mesmo processo de Uribe, mas com melhor prognóstico. Mbemba e Fábio Cardoso estão disponíveis, mas, aqui, há outros aspetos a ter em conta. Tal como Sérgio Conceição já explicou, a saída de bola é diferente consoante os centrais escolhidos, num setor que também tem passado por alguma rotação, sustentada pelo treinador com o "historial": "Marcano vem de uma lesão grave, Pepe tem a sua idade e Mbemba tem muitos jogos."
Wendell corre e Zaidu sem mazelas
No boletim clínico está também Wendell, que prossegue o tratamento à lesão no joelho esquerdo sofrida justamente diante do Milan. Não obstante, o lateral-esquerdo vai dando passos animadores, como se viu depois do jogo com o Boavista: o brasileiro subiu ao relvado e esteve cerca de 20 minutos a realizar exercícios de corrida. Zaidu, que o tem rendido no onze, saiu do dérbi com algumas queixas, mas Conceição afirmou de que se tratara apenas de fadiga, num cenário aparentemente reforçado pela ausência do nigeriano do boletim médico.