Um vislumbre da nova versão: FC Porto de Farioli mostra-se ao público este domingo
Caras novas e um 4x3x3 para ver
Corpo do artigo
Mais de dois meses depois, o FC Porto volta a jogar no Estádio do Dragão. O reduto azul e branco será, este domingo, a partir das 18h00, o palco do primeiro encontro de preparação à “porta aberta” na pré-época, pelo que os adeptos portistas terão a oportunidade de obter um primeiro vislumbre sobre quatro reforços e as ideias do novo treinador, Francesco Farioli, contra um adversário bem conhecido do italiano, o Twente, proveniente dos Países Baixos.
Jogo com o Twente (18h00) será oportunidade para tirar notas sobre João Costa, Prpic, Froholdt e Borja Sainz. Alberto Costa só treinou no sábado com os novos companheiros, mas pode ter minutos.
A apresentação oficial do plantel fica para o próximo domingo, na receção ao Atlético de Madrid, mas o Dragão deverá conhecer a nova numeração do plantel esta tarde e poderá medir o pulso às caras novas pela primeira vez em 2025/26: é de esperar que João Costa, Dominik Prpic, Victor Froholdt e Borja Sainz tenham minutos frente aos neerlandeses, com os dois últimos a suscitarem especial “apetite”. O médio dinamarquês juntou-se ao estágio na Áustria a meio da semana, enquanto o extremo espanhol deixou excelentes indicações no jogo-treino com o Trofense, no último sábado, ao fazer duas assistências no triunfo por 4-0.
Com mais uma semana de trabalho em cima – o plantel esteve cinco dias a estagiar na Áustria –, há, também, curiosidade para ver Gabri Veiga pela primeira vez no relvado do Dragão. O médio espanhol foi contratado no início de junho e realizou três partidas no Mundial de Clubes, mas nunca jogou na “casa” portista. Quanto ao outro reforço já anunciado, Alberto Costa, importa lembrar que só no sábado treinou pela primeira vez com os novos companheiros. O lateral-direito participou no Mundial de Clubes pela Juventus e ainda não tinha começado a trabalhar em Itália, mas não é de descartar que some alguns minutos já este domingo, mais não seja de manhã (jogo-treino com o Feirense de Ricardo Costa, à porta fechada, no Olival).
Em relação às ideias de Farioli, nota para o regresso do 4x3x3. Na segunda metade de 2024/25, Martín Anselmi implementou um 3x4x3 raramente visto na Invicta, mas os dividendos retirados foram mínimos. Agora, o universo portista espera que a “recuperação” de um modelo tático bem mais conhecido do Dragão venha acompanhada de bons resultados. Esta tarde, surgirão as primeiras impressões.