Corpo do artigo
O desfecho do campeonato e da candidatura ao pentacampeonato ainda está distante, mas nos gabinetes da Luz já se planifica a próxima temporada, com a aposta nos jovens formados no Seixal na linha da frente das decisões. Neste âmbito, e segundo O JOGO apurou, os responsáveis encarnados já têm em vista a promoção de mais três jovens que têm alinhado pela equipa B desde o início da época. Florentino, Gedson e João Félix são três nomes que, pelo rendimento apresentado e qualidades demonstradas, entram assim nos planos para a possível integração no plantel principal em 2018/19.
Ainda na última sexta-feira, na Casa do Benfica de Braga, Luís Filipe Vieira reafirmou o caminho que pretende ver trilhado, ao não alterar "um milímetro" na sua política de aposta nos jovens, garantindo que, na próxima época, "mais quatro jogadores da formação estarão no plantel do Benfica". Neste lote, que segundo apurámos, pode aumentar até cinco, já se incluem o defesa Ferro, que conta atualmente como quarto central do plantel, e o médio Keaton Parks, que até já se estreou e é chamado regularmente aos convocados, embora ambos ainda joguem pela equipa B.
Para além destes dois, o médio-defensivo Florentino, o médio-ofensivo Gedson e o avançado João Félix batem à porta do plantel principal. Este trio está a ser acompanhado muito de perto e está decidido que façam parte dos trabalhos da pré-época, integrados num grupo mais extenso, onde deverão estar também jogadores como Heriberto, Willock e José Gomes.
A pré-temporada será importante para a tomada de decisão final da equipa técnica e estrutura do futebol, bem como o rendimento dos jovens até final da competição, mas também as consequências do mercado de transferência irá influenciar o veredicto. A eventual venda de jogadores e bons negócios que entretanto se apresentem na agenda do presidente encarnado resultarão na redefinição das prioridades de reforço do plantel em termos de posição, sendo certo, porém, que Florentino, Gedson e João Félix terão caminho aberto à promoção.
Pilares no miolo e o reforço júnior
Florentino (18 anos) e Gedson (19) formam a dupla habitual do meio-campo da equipa B, com o primeiro a ser o responsável pelas tarefas mais defensivas, enquanto o segundo assume o transporte de bola para o ataque, tendo este médio sido até nomeado por Rui Vitória como uma das opções para colmatar a lesão de Krovinovic. Além deles, João Félix (18 anos) é o jogador que assume a pasta da criatividade e dos golos, sendo opção para alinhar a 10, extremo ou até avançado. Aliás, é esta a posição que desempenha atualmente pelos juniores, escalão ao qual desceu para tentar levar as águias à conquista do título de campeã. Ainda no último jogo, na visita ao FC Porto, fez os dois golos da vitória encarnada.