Um país que não deixa saudades ao Sporting: cinco empates e 14 derrotas em Itália

Sporting perdeu em Nápoles, a 1 de outubro
EPA
O Sporting tem um histórico de dois desaires em casa da Juventus, uma de várias equipas italianas que não deixam boas recordações. O emblema verde e branco nunca conseguiu vencer fora as equipas transalpinas, um registo que Rui Borges quererá reverter, em Turim. Esta época já sofreu uma derrota, em Nápoles.
O Sporting, embalado por duas vitórias em três jogos na Liga dos Campeões (ocupa o 11.º lugar na Fase de Liga), a última delas diante do Marselha, há duas semanas, vai ter agora pela frente a Juventus e enfrenta, na terça-feira, em Turim, um dos seus maiores fantasmas nas competições europeias: nunca até hoje ganhou qualquer jogo em Itália.
Leia também Irritado com decisão do árbitro, Marcelo pediu para ser substituído na Kings League
A turma verde e branca vai defrontar uma Juventus em reformulação, após a saída de Igor Tudor, na semana passada, e a entrada do treinador Luciano Spalletti, que se estreou a vencer (2-1) frente à Cremonese, na Série A.
O saldo que os leões apresentam nas deslocações ao "país da bota" é revelador das históricas dificuldades: em 19 jogos, registaram 14 derrotas, duas das quais na casa dos bianconeri, e cinco empates.

Na atual campanha, a equipa de Rui Borges saiu da deslocação a Nápoles sem pontos, na única derrota do Sporting nesta competição esta época. Num jogo com momentos de grande equilíbrio, após fazer o empate, a equipa de Rui Borges ainda ameaçou a reviravolta antes de sofrer o 2-1 final. Em cima do apito final, Milinkovic-Savic negou a Hjulmand aquele que seria o 2-2.
A história também não é diferente no que toca aos encontros disputados pelo Sporting no Estádio Allianz. Comandado por Jorge Jesus, na fase de grupos da edição 2017/18 da Champions, o Sporting perdeu por 2-1 diante da Vecchia Signora, e com Rúben Amorim no comando, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa (2022/23), o Sporting foi derrotado por 1-0, sendo depois eliminado após empate 1-1 em Alvalade.

