Fali Candé, ex-Portimonense, trabalhou com Sikou Niakaté, francês de 22 anos, no Metz.
Corpo do artigo
Esta segunda-feira começa a sério o trabalho em Braga. Artur Jorge vai dar o primeiro treino, já há de meter bola, e vai contar com o reforço que vem de França.
Sikou Niakaté, defesa central, de 22 anos, cedido pelo Guingamp, por uma época, vai apresentar-se ao trabalho na sua nova equipa, e sobre ele recaem muitas expectativas, até porque corre-se sempre o risco de ver partir David Carmo, que tem vários clubes interessados, um deles, o FC Porto.
Fali Candé, ex-jogador do Portimonense, foi colega de Niakaté na última época no Metz, onde o francês fez apenas 12 jogos, devido a uma lesão. "Não joguei muito com ele, devido a um problema de lesão que o afastou da equipa, mas deu para perceber que é um jovem com muita qualidade, com ambição, e que precisa de jogar, de ganhar mais experiência, porque valor ele tem de sobra", diz Fali Candé.
O lateral esquerdo do Metz acredita que "Niakaté vai adaptar-se muito bem ao Braga, que é uma equipa grande, com bons processos de jogo, e isso é ótimo para um jovem ambicioso e que compreende muito bem o jogo".
Na opinião de Candé, o francês "é muito poderoso no jogo aéreo, tem um bom pé esquerdo, tem também bom poder de antecipação". Há algo mais a favor do francês. "É um jovem muito simpático, foi um dos primeiros a receber-me e sentava-se ao meu lado no balneário. Tenho a certeza que não vai ter dificuldades em adaptar-se".
O jogador - nascido num dos bairros mais populosos de Paris - vai jogar uma época nos minhotos por empréstimo do Guingamp, da segunda divisão de França, mas existe a possibilidade de assinar um contrato mais longo. Se Niakaté cumprir 50 por cento dos jogos oficiais do Braga na próxima temporada, a SAD terá de acionar automaticamente a opção de compra do passe por 1,8 milhões de euros, precisamente o valor de mercado atribuído ao jogador pelo Transfermarkt. E nesse cenário o contrato seria de cinco épocas, ou seja, até junho de 2028.
Expectativa por Ricardo Horta
Ainda durante esta semana, Abel Ruiz vai chegar para se juntar ao plantel de Artur Jorge e com ele virá também o lateral direito Víctor Gómez, o último reforço do Braga (os outros dois são Costinha e Niakaté). Há naturais expectativas sobre o regresso ao trabalho de Ricardo Horta e David Carmo. Há muito quem ache que Horta já não vai voltar ao clube, mas os minhotos não estão para muitas conversas com o Benfica, 20 milhões é a chave do negócio. Se isso não acontecer, Horta continuará a ser visto na Pedreira.