Um farol a seguir por Silas: eis os treinadores que mais jovens da formação lançaram
Treinador do Sporting promoveu Max e Rodrigo Fernandes à equipa principal, mas ainda está longe dos dez lançados por Paulo Bento.
Corpo do artigo
Içada (e defendida) por Silas no final do duelo da Liga Europa na casa do LASK Linz, a bandeira da aposta na formação tem sido parte integrante do discurso do treinador quando convidado a abordar soluções para contrariar o mau momento desportivo do Sporting.
Desde a sua chegada a Alvalade, o técnico dos leões foi o responsável pelas estreias de Luís Maximiano e de Rodrigo Fernandes na equipa principal e promete não parar por aqui, pois frequentemente tem feito questão de integrar jogadores provenientes dos sub-23, dos juniores e até dos juvenis na elite leonina. Nesta demanda pelo aproveitamento dos jovens talentos formados na Academia, Silas tem um farol pelo qual se pode guiar: Paulo Bento.
De acordo com os dados recolhidos por O JOGO, que só considerou provenientes da formação jogadores que atuaram dois ou mais anos nas camadas jovens do Sporting, o atual selecionador da Coreia do Sul é o recordista no aproveitamento do viveiro leonino no presente século, com dez jovens promovidos à equipa principal: Rui Patrício, Pereirinha, Miguel Veloso, Tomané, David Caiado, Yannick Djaló, Daniel Carriço, Adrien Silva, André Marques e Carlos Saleiro. O primeiro lugar ocupado por Paulo Bento neste ranking acaba por ser normal face aos quase cinco anos que passou no comando técnico da equipa de um Sporting, onde a difícil realidade financeira do clube, tal como hoje em dia, obrigava a olhar com mais atenção para a cantera.
No segundo lugar, ambos com seis jogadores da formação lançados entre os graúdos, estão Laszlo Boloni e Jorge Jesus. O primeiro, o último treinador a levar a turma de Alvalade ao título, tem três ases de trunfo saídos da cartola chamados Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma e Hugo Viana. A estes juntam-se Lourenço, Gisvi e Paíto, que não conseguiram ter o mesmo sucesso dos seus colegas com o leão ao peito. Já o atual treinador do Flamengo foi o responsável pelas "promoções" de Matheus Pereira, João Palhinha, Iuri Medeiros, Francisco Geraldes, Rafael Leão e Jovane Cabral. Curiosamente, apenas o último deste grupo de seis jogadores continua a representar o Sporting.
Contratado no final do mês de setembro após um curto reinado de Leonel Pontes - que, ainda assim, aproveitou a estadia para lançar o avançado Pedro Mendes entre a elite -, Silas tornou-se o efetivo sucessor de Marcel Keizer no comando técnico dos leões e, em aproximadamente dois meses e meio de trabalho, só precisa de lançar mais um "miúdo" para igualar a marca do holandês. Este, durante a sua passagem por Alvalade, foi o responsável pelas estreias de Thierry Correia (entretanto vendido para o Valência por 12 milhões de euros), Bruno Paz e Pedro Marques. Também com três "promoções" surgem Jesualdo Ferreira e Domingos Paciência.
À frente de Silas ainda estão nomes como os de José Peseiro (que lançou quatro jovens nas suas duas aventuras pelo reino do leão), Marco Silva e Leonardo Jardim.