Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD encarnada, comentou a contratação de Imbula por parte do FC Porto.
Corpo do artigo
O administrador executivo da SAD encarnada, Domingos Soares de Oliveira, deixa algumas críticas indiretas a Jorge Jesus. Ora em tom irónico, ora por contraposição com Rui Vitória, o responsável vinca que o novo técnico das águias representa uma importante mudança estratégica. "O Rui Vitória tem uma visão do seu papel, que vai muito além do seu papel de treinador. Aliás, os treinadores modernos dizem: "quem só sabe de futebol nada sabe sobre futebol". Rui Vitória quer perceber e participar no modelo de sustentação do Benfica. E isso é [e não quero estar a dizer mal de ninguém] uma lufada de ar fresco", dispara, em entrevista ao semanário "Expresso".
Prosseguindo a linha de bicadas ao agora treinador do Sporting, Soares de Oliveira diz que "Jesus valoriza os ativos, tal como Rui Vitória terá capacidade para valorizar". "Mas dizer que quem faz as vendas é o Jesus é ter uma visão muito restrita daquilo que é o futebol. Quem conduz o processo é o presidente, quando as vendas são bem feitas, o mérito é dele, e quando são mal feitas, o demérito também é dele", sustenta, admitindo que "não esperava que o projeto de Jesus fosse o Sporting". Confessando que "nunca" teve uma "relação pessoal" com o agora técnico leonino, Domingos Soares de Oliveira puxou da ironia para dizer que as vendas de João Cancelo e Bernardo Silva, ambas por 15 milhões, resultaram "claramente" por terem sido "valorizados por Jorge Jesus".
O responsável financeiro dos bicampeões nacionais refere que as águias têm neste momento "condições para baixar o passivo entre 10 a 15 milhões de euros por ano" e que a massa salarial - tal como O JOGO adiantou oportunamente, aliás - é para reduzir em 20 por cento - atualmente está nos 42 milhões/ano. E englobando já esta despesa, o orçamento para esta época é um "bocadinho" inferior aos 80 milhões de euros da época anterior. Pelo meio, Soares de Oliveira não se inibiu de comentar a contratação de Imbula por parte dos dragões. "Não consigo entender. [...] Não vem qualquer referência à Doyen [...], mas nunca vi um clube em Portugal investir 20 milhões num jogador".